Canal de alissonbcds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O MERCADO DE TRABALHO
A manutenção do emprego é crucial para o trabalhador que, ao se transformar em um meio de produção, assim como as máquinas e outras ferramentas, em um processo de reificaçãoou coisificação, o homem perde sua humanidade e não existe fora do processo produtivo. Nesse processo de alienação, o operário se submete as determinações dos patrões para não perder o seu lugar naprodução, como acontece com Lulu que aceita ser o parâmetro de produtividade para elevar o ritmo de trabalho e a produtividade de todos os demais operários, aumentado o lucro e a mais valia. O patrãosabe que sempre terá um trabalhador disposto a produzir no lugar daquele que não mantém a meta de produção, do que se acidenta ou tenta se colocar contra a exploração, e esse “exército industrial dereserva” é a arma adotada para desorganizar e reprimir as tentativas dos trabalhadores de tentar conquistar suas reivindicações sindicais, as vezes com a colaboração dos sindicatos, como o filme retratana atuação dos dirigentes sindicais ao conduzirem a luta dos trabalhadores contra o sistema de produtividade.
2. DESEMPREGO
O desemprego é sempre um recurso dos patrões para ajustar a produção àdemanda, cortar custos com a demissão de operários que ganham mais, pelo tempo de trabalho, substituindo-os por jovens, como os estagiários ou trabalhadores em experiência mostrados no filme, ou entãopara se livrarem de trabalhadores doentes, como o Militina, ou os que se rebelam contra o sistema produtivo, como acontece com Lulu e outros operários.
3. COMPETIÇÃO
Ao adentrarem a fábrica amensagem dos patrões aos operários orienta-os a cuidarem das máquinas, o que indica a importância dos meios de produção acima dos que as operam, que também não passam de objetos na cadeia produtiva.
Lulu,operário-modelo para os controladores e engenheiros, esforça-se para cumprir as metas de produção, confundindo-se com a própria máquina que opera, e impondo aos demais operários os seus parâmetros de...
tracking img