Hipoglicemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPOGLICEMIA NEONATAL

William Ray (EUA)

XVII Congresso Brasileiro de Perinatologia, São Paulo, 13-16 de novembro de 2004

Realizado por Paulo R. Margotto e Martha Vieira Gonçalves, neonatologistas da Unidade de Neonatologia do Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF

“A definição de hipoglicemia no recém-nascido tem sido controversa devido a falta de significante correlação ente aconcentração de glicose plasmática, sintomas clínicos e seqüelas a longo prazo’ (Kalhan S, Peter-Wohl S. Am J Perinatol 2000;17:11-8)

Definição

A hipoglicemia no recém-nascido (RN) foi primeiramente avaliada em 1937 por Hartmann e Jaudon (J Pediatr 1937;11:1-36). Em 1949, houve um estudo envolvendo 289 RN e a hipoglicemia foi definida como leve (concentração de glicose entre 40 e 50mg%),moderada (glicemia entre 20 e 40mg%) e grave (glicemia menor do que 20mg%). Apenas por curiosidade, quantos de vocês aceitariam hoje um conceito de hipoglicemia leve, moderada e grave? Acredito que alguns aceitariam o que acho muito bom. Estes são os valores que os livros citam e foram definidos em 1937.
Depois de tanto tempo, por quê ainda continuamos a falar de hipoglicemia. Primeirovamos ao histórico do conceito de hipoglicemia e algumas de suas complicações. Em 1937 houve a definição de hipoglicemia leve, moderada e grave. Em 1964, houve um trabalho evolvendo 75 RN e não houve um progresso muito grande. Os RN foram chamados de sintomáticos porque apresentavam todos os sinais clínicos. A maioria destes RN eram pequenos para a idade gestacional, nascidos com menos de 2500g. Ossinais clínicos eram: tremores e mioclonias, alternando com letargia e hipotonia. Alguns deles tinham apnéia ou cianose e a maioria estava se alimentando mal e alguns tinham hipotonia. Apenas em pacientes com quadro severo havia alteração da consciência, incluindo convulsões e coma. Todos estes RN tinham níveis de glicose muito baixos (entre 10 e 25mg%). Foi demonstrado que todas estas alteraçõesclínicas e laboratoriais melhoraram rapidamente com a administração de glicose endovenosa. e algumas vezes, com a alimentação. Esta foi a primeira descrição de tratamento de RN hipoglicêmicos sintomáticos. Observem que todos os RN melhoraram após o tratamento, comprovando que a hipoglicemia era a causa do problema. Hoje, isto se chama Triade de Whipple que são os três aspectos clínicos de umproblema que definem aquele problema e se são ou não específicos daquele problema do qual estamos falando. Tratamos aqui da hipoglicemia e da presença de um sintoma clínico característico que era coincidente com baixos valores séricos de glicose e os RN melhoraram com o tratamento. Então, isso contempla o ponto que esses 3 requisitos foram preenchidos e isso define o conceito de hipoglicemiaclinicamente significante. Hoje em dia ninguém se importa mais com este tipo de definição. Nós elevamos rapidamente o valor de uma glicemia baixa e não nos preocupamos muito se os sintomas e sinais da hipoglicemia desaparecem. Hoje não provamos muito se todos aqueles sintomas clínicos que vemos são realmente devido a hipoglicemia. Não obstante, o resultado de tudo isto é que níveis baixíssimos de glicoseperderam o seu maior significado, não porque baixos níveis de glicose não possam eventualmente causar dano, mas porque os sintomas cessam depois do tratamento com glicose.
No Editorial do New England Journal of Medicine (Stanley A, Baker L. N Engl J Med 1999;340:1200-1) do Children´s Hospital of Philadelphia que na verdade proclama que toda glicemia abaixo de 60 mg% deveria ser consideradahipoglicemia em qualquer momento da vida neonatal. Hoje não existe nenhuma evidência experimental que abone esta conduta. Isto foi uma opinião. Estudos laboratoriais atuais não apoiam esta conduta. Estudo em animais recém-nascidos evidenciou estes animais poderiam ter níveis abaixo de 10mg% de glicemia por pelos menos 2 horas até haver evidencia possível de injúria irreversível do sistema...
tracking img