Hipoglicemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Mineiro de Endocrinologista

 
Dr. Geraldo Santana - Médico endocrinologista
 
O que é hipoglicemia?
A hipoglicemia é o nome dado à diminuição do nível de glicose no sangue. A hipoglicemia, por si só, não é uma doença, mas sim uma alteração secundária a outras doenças ou uso de medicamentos. A glicemia (nível de glicose no sangue) de jejum normal é de 60 a 99 mg/dl. Glicemiasentre 50 e 60 mg/dl podem ser normais para muitas pessoas. Admite-se como hipoglicemia quando a glicose plasmática está abaixo de 55 mg/dl para homens e 45mg/dl para mulheres, independente do horário em que foi realizada.
Como é feita a confirmação da hipoglicemia?
São necessários três elementos importantes: (1) nível de glicemia abaixo do normal, (2) presença de sintomas compatíveis comhipoglicemia e (3) melhora dos sintomas após alimentação ou administração de glicose.
Como o nosso organismo mantém o controle da glicemia?
Quando uma pessoa se alimenta, durante o processo de digestão e absorção há um aumento da glicose no sangue. Diante disso, o organismo produz quantidades adequadas de insulina que permitem que esta glicose em excesso entre para dentro das células. Diante de um longoperíodo de jejum, as células do corpo continuam consumindo a glicose no sangue e o organismo, para evitar que a glicose no sangue abaixe muito libera alguns hormônios que aumentam o nível de glicose como o glucagon, o hormônio de crescimento (GH), a adrenalina e o cortisol. Estes hormônios ativam a liberação do glicogênio (glicose estocada no fígado) e transformam outros nutrientes como proteínas egordura em glicose. Assim, para haver hipoglicemia é necessário que haja um aumento de insulina ou uma diminuição dos hormônios hiperglicemiantes.
Quais são as causas da hipoglicemia?
Um grande número de doenças ou situações clínicas pode causar a hipoglicemia, que depende principalmente da idade do paciente e do momento em que ela aparece. Entre as causas da hipoglicemia de jejum podemosencontrar o uso de medicamentos como insulina e anti-diabéticos, uso de álcool, tumores produtores de insulina, síndrome genética, insuficiência hepática ou renal, deficiência de hormônios contra-reguladores (GH, adrenalina, glucagon e cortisol), anorexia nervosa e doenças de armazenamento de glicogênio. Entre as hipoglicemias pós-prandiais (que aparecem depois das refeições) temos principalmente ahipoglicemia reativa e aquelas que aparecem após a pessoa ter sido submetida a uma cirurgia de estômago.
Diabéticos também podem ter hipoglicemia?
Sim. Aliás, essa é uma situação muito freqüente mesmo em pacientes bem controlados. Neste caso, a hipoglicemia é causada pelos medicamentos utilizados para abaixar a glicose, como por exemplo, as insulinas ou comprimidos que estimulam a secreção deinsulina pelo pâncreas.
O que é a hipoglicemia reativa?
É um tipo de hipoglicemia que ocorre geralmente após a refeição, desencadeada pela rápida absorção dos carboidratos levando o organismo a produzir uma quantidade de insulina maior que o necessário. Por isso, ocorre uma redução da glicemia com aparecimento dos sintomas aproximadamente uma hora e meia a 3 horas após a refeição. Pode estarrelacionada a situações de esvaziamento rápido do estômago como ocorre em pacientes submetidos à cirurgia gástrica e a quadros de ansiedade e estresse.
Quais são os sintomas da hipoglicemia?
Diante de uma hipoglicemia, a pessoa apresenta dois tipos de sintomas: (1) os relacionados à diminuição de glicose cerebral e (2) os decorrentes da produção de adrenalina na tentativa de elevar a glicose.Entre osprimeiros, os mais freqüentes são visão turva, tonturas, fraqueza, dor de cabeça, pensamento lento, formigamentos, sensação de fome, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações de comportamento e, em casos mais graves, convulsão e coma.

Já os sintomas causados pela liberação de adrenalina são mais freqüentes a sudorese, tremores e palpitações. Embora os sintomas possam variar de...
tracking img