Livro vii da republica de platao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
René Girard
René Girard nasceu em Avignon, no dia 25 de dezembro de 1923. Seu pai trabalhava como curador do Museu da Cidade e do famoso “Castelo dos Papas”. Girard estudou no liceu local erecebeu seu baccalauréat em 1940. De 1943 a 1947 estudou na École des Chartes, em Paris, especializando-se em História Medieval e Paleografia. A experiência da França ocupada foi muito importante parasua posterior visão do mundo.
Em 1947 deixou a França, começando um doutorado em História na Universidade de Indiana, Bloomington. Durante o curso, ensinou Literatura Francesa na mesma universidade.Concluiu o doutorado em 1950 com a tese American Opinion on France, 1940-1943.
Girard fixou residência nos Estados Unidos, tornando-se professor nas mais importantes universidades norte-americanas:Indiana; Johns Hopkins; Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo; Stanford. Aposentou-se em 1995 na Universidade Stanford.
Três livros marcam datas fundamentais do percurso intelectual dopensador francês.
Em 1961 publicou seu primeiro livro, Mentira Romântica e Verdade Romanesca, expondo os princípios da teoria do desejo mimético, sobretudo no mundo moderno.
Em 1972 foi a vez de AViolência e o Sagrado, apresentando o mecanismo do bode expiatório, visto como uma nova chave para a compreensão da gênese da cultura humana. A repercussão do livro foi grande. Por isso, já no anoseguinte, a revista Esprit dedicou um número especial à obra de René Girard. Desde então, o interesse pelo seu pensamento não parou de crescer.
Com a colaboração de Jean-Michel Oughourlian e Guy Lefort,dois psiquiatras franceses, Girard publicou, em 1978, seu terceiro livro, Coisas Ocultas desde a Fundação do Mundo. Trata-se de um longo e sistemático diálogo sobre a teoria mimética, agora desenvolvidaem sua totalidade. 
Depois da publicação desses três títulos, René Girard dedicou-se a aperfeiçoar aspectos específicos da teoria mimética, com destaque para a leitura antropológica da Bíblia e,...
tracking img