Departamento de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4746 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE COMPRAS
Pôde-se observar que muitos dos problemas encontrados no departamento de compras são devido a falta de colaboração dos solicitantes em sua grande maioria, porque encaminham as requisições de compras incompletas por falta de conhecimento técnico. Também foi avaliada a localização física do departamento de compras que é muito longe dos solicitantes dificultando acomunicação e do almoxarifado de peças, onde são muitas vezes recebidos materiais em desacordo com o que foi pedido gerando grandes transtornos. Outros problemas foram levantados e com o objetivo de fazer com que o departamento de compras de manutenção seja mais eficiente foram feitas sugestões de melhorias em suas rotinas de trabalho. É sugerida a uma parceria maior com o departamento de logística a fim demelhorar a comunicação com os solicitantes de compras e o almoxarifado de materiais de manutenção.
O setor de compras não é mais aquele que desenvolve apenas a atividade de aquisição de materiais, mas sim atua hoje como um setor estratégico dentro das organizações. A ineficiência dentro deste setor pode atingir diferente a competividade da empresa e resultar em desperdício de tempo, dinheiro etrabalho. Não ter uma visão sistêmica dos diversos setores da empresa, incluindo o setor de compras a organização atua com dês regularidade entre os diversos departamentos e atividades organizacionais.
Diante deste fato exige, diariamente, ações imediatas, que resultam em grandes níveis de preocupação, não só da equipe de compras como de todas as áreas envolvidas no gerenciamento da cadeia desuprimentos. Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas das organizações.
Sobre a importância da gestão de recursos representam o meio pelo qual a empresa realiza suas operações e podem ser destacados como:
• Recursos matérias: englobam os aspectos materiais efísicos que a empresa utiliza para produzir.
• Recursos financeiros: constituem todos os aspectos relacionados com o dinheiro utilizado para produzir.
• Recursos humanos: toda a forma de atividade humana na empresa.
• Recursos mercadológicos: constituem toda a atividade voltada para o atendimento do mercado de clientes e consumidores da empresa.
• Recursos administrativos: constituem todo oesquema administrativo e gerencial da empresa.

Ao reduzir os desperdícios devido a uma boa gestão de recursos, a empresa consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, aumentar seu lucro. Estes fatores em conjunto levam ao crescimento da organização e a maior geração de empregos e renda para a nação. Por isso, costuma-se atribuir á gestão de recursos grande importância,por tudo que ela representa na cadeia produtiva e na empresa como um todo.
Conforme Martins & Alt (2006), a Administração de Recursos pode desdobrar-se em: materiais, patrimoniais, capital, humanos e tecnológicos, como mostra a figura 1 a seguir.

É importante que os recursos da empresa sejam canalizados para atividades bem planejadas, executadas e controladas, para que não haja desperdícios detempo e dinheiro por parte da organização. A má utilização dos recursos da empresa gera perda de competitividade, redução da agilidade da empresa em responder as demandas do mercado e uma consequente redução das atividades.
Um dos desdobramentos da administração de recursos é a administração de materiais, conforme verificado na figura 1. A administração de materiais é o assunto abordado aseguir.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A Administração de Materiais envolve toda a trajetória do recurso material utilizado, desde a sua aquisição até sua chegada no consumidor final. É um item da administração de recursos. Esse aspecto da Administração, segundo Martins & Alt (2006), envolve uma série de etapas, que vão desde a seleção do fornecedor, a aquisição do bem necessário para a produção, o...
tracking img