Analise do departamento de compras corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANOS DE TRABALHO
ANALISE DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS CORPORATIVO

1- CONSIDERAÇÕES:

Considerando que a empresa analisada seja uma Indústria de equipamentos de Automação Industrial e possui um sistema de informações integrado, possui cinco Unidades de Negócios distribuída nos seguintes Estados:

Unidade 1 – São Paulo - MATRIZ
Unidade 2 – Paraná
Unidade 3 – Santa Catarina
Unidade4 – Bahia
Unidade 5 – Mato Grosso do Sul

Após conhecer as operações desta empresa pede-se as seguintes analises sobre o Departamento de Compras Corporativo:

1- Como funciona o fluxo operacional das compras de Matéria Prima, Serviços de Transportes de MP, Embalagens, Material de Limpeza, Imobilizado, Contratos de Aluguel, Serviços de Energia Elétrica. (Esclareça de forma macro)As diversas Unidades solicitam ao Departamento de Compras suas necessidades a curto, médio e longo prazo, além das necessidades urgentes. Tais solicitações abrangem materiais permanentes, de expediente, limpeza, informática, matéria prima, embalagens, serviços etc. Alguns desses são regionalizados, enquanto outros dependem de parecer da matriz, assim como alguns exigem planejamento e outrosnão.
Em um sistema integralizado o pedido passa por um Workflow que liga os setores. Quando o sistema não possui esta ferramenta, é feito manualmente.
viabilidade econômica e financeira. Se aprovado, segue o trâmite normal, se não, volta ao usuário.
Ao chegar ao Departamento de Compras, será feita a identificação dos melhores preços, maiores prazos de pagamento, menor tempo deentrega, ou seja, as condições mais benéficas para a empresa.
O fornecedor liquidará junto ao Departamento Fiscal, que conferirá se todas as exigências foram cumpridas, especialmente as notas fiscais, prazos etc.
Nesta última fase, o material segue para o estoque, venda direta, usuário ou fábrica.
Lembramos que após o Departamento Fiscal é feita a devida contabilização e lançamento emcontas a pagar.







2- Quais são os papeis e responsabilidades do Departamento de Compras Corporativo.

Esse departamento, de grande importância no fluxo operacional, negocia preços, faz a identificação do melhor fornecedor, mantendo rigoroso controle de entradas e saídas de insumos, para o não prejuízo de todo ciclo operacional. O melhor fornecedor é aquele que apresenta o melhorpreço, qualidade do material, menor prazo de entrega, maior prazo de pagamento, localidade mais vantajosa (tributação, assistência técnica, recorrência em caso de defeitos).

3- Como funciona a estrutura organizacional do Departamento de Compras;


Todo Departamento de Compras necessita no mínimo de um gerente de compras, cotadores de preço, analistas, gerente corporativo, no caso dematriz, análise jurídica, principalmente para órgãos públicos, e planejamento tributário.

4- Quais os riscos Operacionais observados.
Falta de segregação de funções, centralização de informações, atrasos por burocratização exagerada, quadro de pessoal reduzido, falta de normas e diretrizes de procedimento.

5- Existe saldo de Adiantamento a Fornecedores. Quais asjustificativas.

Não seria normal haver tais saldos, porém justifica-se em razão de preferência num mercado concorrido, onde há muita demanda e pouca oferta, assim como urgência de recebimento. O risco deve ser diminuído exigindo formalidade nas partes, bem como trabalhar com empresas sólidas e confiáveis.

6- Qual o critério de avaliação e escolha do fornecedor.


• Melhor preço;• Melhor qualidade do produto ou matéria-prima;
• Maior prazo de entrega;
• Fornecedor habilitado;
• Ter assegurado a troca de produtos disformes das especificações acordadas ou prejudicadas por transporte;
• Vantagem tributária (localização);
• Ambientalmente correto;
• Atende normas trabalhistas e sanitárias; e
• Ter acesso...
tracking img