Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue: Conhecer para Prevenir.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que sedesenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
A Dengue é uma doença infecciosa. Tem como causa qualquer uma das quatro variedades, do vírus da dengue. Os sorotipos são identificadas pelas siglas DEN-1,DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um vírus da família do vírus da febre amarela que só pode ser transmitido ao homem por um transmissor com membros articulados e alimenta-se de sangue - o mosquito Aedesaegypti. Não há transmissão homem homem, sem a ação do vetor. Cada um dos vírus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade específica para toda a vida. A imunidadecruzada é de curta duração, como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentesníveis de gravidade.

Aedes aegypti

Sintomas:
Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e amanifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem, os tipos mais comuns são Dengue Clássica: Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Doratrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos·Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações. Dengue Hemorrágica: Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quandoacaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas...
tracking img