Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue: um problema também da escola



Introdução:
As características clínicas e epidemiológicas peculiares da dengue no Brasil têm despertado o interesse de pesquisadores e organismos nacionais e internacionais de saúde pública, tendo em vista a importância da Identificação dos fatores que determinam as distintas formas de expressão individual e coletiva dessas infecções para oaperfeiçoamento do seu tratamento e controle, em termos de número de casos, representa a segunda mais importante doença transmitida por vetor no mundo (oms, 2007).
O aumento de ocorrência dos casos de dengue no Brasil tem constituído em crescente objetivo de preocupação parar as entidades governamentais e a sociedade, em especial para as autoridades de saúde, em razão das dificuldades enfrentadas para ocontrole das epidemias produzidas por esse vírus. Vendo a necessidade de ampliar a capacidade de instalar os serviços de saúde mais próximo as comunidade para um melhor atendimento e monitoramento de novos casos.
Este artigo tem como propósito relatar as algumas das situações da dengue no Brasil, características epidemiológicas, a epidemiologia, as dificuldades para o controle do vetor e osdesafios encontrados por agentes sanitaristas, falta de esclarecimento por parte da sociedade.

A dengue no Brasil
Os primeiros relatos de surtos de dengue foram identificados no final do século XVIII, em Java (sudoeste asiático), na Filadélfia (Estados Unidos) e no Cairo e Alexandria (Egito). Desde então se espalhando em quase todo o mundo.
Desde 1846 há relatos de epidemias de dengue noBrasil, no período de 1846 a 1853, ocorrido em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em seguida apareceram outros relatos sobre a Dengue no Brasil, surgiram no período Colonial. Em 1865 sendo descrito o primeiro caso de Dengue, na cidade de Recife. Sete anos depois em Salvador uma epidemia de Dengue levou a 2.000 mortes. (OMS).

Dengue no Ceará
Há casos de dengue notificados no ceara desde o ano de 1986.com o isolamento do sorotipo DENV.1, nos últimos 25 anos o dengue se mostrou de forma endêmica com o registro de pelo menos cinco epidemias nos anos de 1987, 1994,2001, 2008 e 2011, destacando-se as epidemias de 1994 pela a confirmação dos primeiros casos hemorrágicos. O ano de 2008 pelo maior numera de casos graves febre hemorrágica (FHD) mais dengue com complicação(DCC) e o ano de 2011 pelomaior numero de casos confirmados em nosso estado(SESA).
Os números de casos de Dengue confirmados nos últimos anos (2006-2008) é o maior entre os demais. Foram confirmados 4.600 em 2008-413 a mais que em 2007, 1.395 a mais que em 2006 e 2.527 a mais que 2005. (SESA)
Em 2012, no ceara foram notificados ate o mês de setembro sessenta e sete mil e quatro centro quarenta e seis casos de dengue emcento e oitenta e quatro município cearense. Destes quarenta e oito mil trezentos e oitenta e sete casos confirmados em sento e sessenta e quatro município. Esses casos foram notificados em vinte e uma (21) células regionais de saúde (CRES) destacado-se os municípios de Fortaleza e Maracanaú com trinta e sete mil e sento e oitenta e cinco casos notificados dois mil e sento e oitenta e seis casosconfirmados respectivamente.

A dengue em Guaraciaba do Norte- ce

No município de Guaraciaba do Norte tivemos poucos casos confirmados, a estatística mostra que no ano de 2006 a 20009 apenas 12 casos foram diagnosticados. Os números de casos importados foram 16, os mesmo vieram de outras cidades.(SMS).



Nos últimos anos, o aumento nos índices de casos de dengue no Brasil trouxe apreocupação de desenvolver várias ações e inúmeras campanhas de combate ao vetor, exigindo soluções e resultados satisfatórios. Algumas delas ocorrem diretamente dentro da comunidade ou no próprio âmbito escolar trazendo os escolares para o combate direto e indireto ao vetor transmissor do dengue.
A medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite o vírus de pessoa a...
tracking img