Deficiencia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA HUMANA

Deficiencia Humana

SUMÁRIO

RESUMO 06
INTRODUCÃO 06
Políticas publicas06
Objetivos 06
DESENVOLVIMENTO 07
Cidadania 07
CONLUSÃO09
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

Resumo

A cada ano fica mais fácil perceber que apresentar uma deficiência não é sinônimo de limitação, mas sim de superação.
Hoje em dia, o número de exemplosnão pára de crescer e é possível citar vários nomes de pessoas que superaram suas dificuldades e se destacaram em algum setor.
São músicos, atletas, cidadãos comuns, que conseguem exercer uma função com igualdade de oportunidades.
Quando o assunto é superar obstáculos, os atletas paraolímpicos são os mais citados pela sociedade. Estas pessoas se adaptaram tão bem à sua limitação que se tornarammodelos de força e perseverança em busca de um objetivo, independente de ganhar ou não a medalha.
Esta pesquisa tem como de apresentar os direitos e deveres relativos às pessoas com deficiência, bem como promover a igualdade e a cidadania a fim de garantir a inclusão social e a ativa participação deste público na sociedade.

Introdução

Apesar de recentes, já são diversas as leis quedizem respeito, direta ou indiretamente, à inclusão das pessoas com deficiência. Entre elas está o Decreto 3.298/99, em complemento à Lei 8.213, que garante a adequação ambiental e igualdade de oportunidades no acesso ao trabalho e o cumprimento da cota de vagas para empresas com mais de cem funcionários.
Esta lei é de extrema relevância, já que o direito ao trabalho está intrinsecamente ligado àauto-estima de qualquer pessoa, assim como à sensação de fazer parte ativa de um grupo. Foram diversas as conquistas em defesa das pessoas com deficiência nos últimos anos. Hoje, elas são amparadas por lei no seu direito de acesso ao trabalho. Graças a estas conquistas, fazer parte do quadro de funcionários de um banco ou de qualquer outra empresa já não é um obstáculo, mas a permanência destesprofissionais no local de trabalho ainda exige cuidados. Cabe aos empregadores garantir bem estar e acessibilidade aos seus colaboradores, para que eles tenham oportunidade de exercer suas funções de maneira adequada e mostrar todo o seu potencial.

Políticas Publicas

Outras diretrizes, como as políticas públicas, também incluíram considerações relacionadas à inclusão e a capacitação decolaboradores com deficiência. Considerada o ponto de partida para o expressivo aumento da demanda por estes profissionais, a regulamentação da chamada Lei de Cotas promoveu a realização de projetos e programas específicos em empresas, visando à inclusão efetiva destas pessoas no mercado de trabalho.

Objetivos:

• Aumentar a contratação;
• Corrigir desvantagens e desigualdades no mercado detrabalho;
• Eliminar a discriminação.

Durante anos a sociedade excluiu as pessoas com deficiência do convívio social. Esta exclusão se reflete até hoje em diversos setores da sociedade. Como foi dito anteriormente, várias leis foram criadas visando a inclusão dos cidadãos com deficiência, mas algumas delas foram concebidas quando ainda se tinha pouco conhecimento sobre este público e suas...
tracking img