Tcc - projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2988 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

UBATUBA-SP

2011

TEMA:

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

PROBLEMA:

Como trabalhar a leitura nos primeiros anos das series iniciais do ensino fundamental?

OBJETIVOS

Apresentar estratégias para incentivar a leitura e através desse processo formar não apenas crianças que saibam ler eescrever e sim promover a formação de leitores que tenham prazer na leitura, alimentando o espírito imaginativo do faz de conta, o interesse de saber, descobrir, viver o imaginário, possibilitar uma viagem sem sair do lugar, fazer despertar a criança para a leitura no âmbito escolar, mas para que isso aconteça, elas precisam ser atraídas e cativadas a cada momento em que é realizada uma leitura,sendo de extrema importância que a história seja lida pelo professor de uma forma envolvente causando curiosidade e assim mostrar ao educando a importância do fazer a leitura do “mundo real” e de poder sonhar no “mundo imaginário” Proporcionar o contato com diversos temas e tipos de leitura; entre elas os contos infantis, as parlendas, poemas, entre outros, sem deixar de lado as revistas e jornais,pois cada leitura é um universo a ser sempre redescoberto, revivido, reaprendido. Esse estudo pretende desenvolver uma reflexão sobre a importância da leitura no que diz respeito ao desenvolvimento de uma criança, apresentando a influencia e as vantagens que a leitura traz para o desenvolvimento infantil, destacando as dificuldades encontradas pelos professores em utilizar a leitura comoferramenta.

JUSTIFICATIVA:

Trabalhar a leitura nos primeiros anos do ensino fundamental é de extrema importância para desenvolverem a autonomia dos alunos, despertando o interesse, sendo possível continuarem seu trajeto escolar os tornando leitores, os ajudando também a desenvolver o pensamento, a comunicação, a imaginação, a adquirirem noções do que é abstrato e o que é concreto, odesenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos, sem contar nos efeitos positivos que esse ato proporciona a criança no que diz respeito à aprendizagem. Para isso, selecionei determinados episódios de sala de aula em que a leitura era a atividade central. Tais episódios foram registrados em meu caderno de campo no qual procurei sistematicamente anotar o cotidiano escolar da classeestudada. Tais situações foram coletadas baseando-se nos princípios da etnografia e da observação participante e apresentam momentos em que estavam sendo realizadas diferentes atividades de leitura. Ative-me a acompanhar o modo como as crianças agiam nesses momentos: sua interação com os livros, com os colegas, com a professora.

REFERENCIAS:

COSTA, Marta Morais da.Metodologia do ensino daliteratura infantil.Curitiba:IBEPEX,2007

1. Introdução

Quando comecei a trabalhar como professora exercendo o cargo de professora de classe, em uma escola de Educação Infantil, percebi que os momentos em que realizava a leitura de livros em voz alta para as crianças eram bastante significativos para elas e para mim também. Estes momentos ficaram muito marcados no meu processo deiniciação à docência. Interessava-me olhar como as crianças reagiam à atividade de leitura, como se comportavam, isto é, fascinava-me acompanhar esses momentos em que a leitura se fazia presente entre as demais atividades escolares cotidianas das crianças. Depois dessa experiência fui trabalhar em uma escola da rede particular do município de Ubatuba.
E ao longo deste tempo continuei interessada emacompanhar as práticas de Leitura contando a histórias. Pude observar as diferentes facetas da atividade com leitura dentro da sala de aula, os diferentes momentos em que ela é desenvolvida e os diversos modos de sua apropriação pelos sujeitos leitores. Durante muito tempo em minha vida, a leitura esteve associada à obrigação. Mesmo tendo contato com os livros em casa, meu relacionamento com...
tracking img