Data warehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
O que é Data Warehouse..................................................................Pag. 3

Uma ferramenta competitiva...........................................................Pag. 4

Data Mart...........................................................................................Pag. 4

Data WarehouseLógico.....................................................................Pag. 4

Banco de Dados Físico Muito Grande (Very Large).......................Pag. 4

Definição..............................................................................................Pag. 4

Escopo..................................................................................................Pag. 5

ImplicaçõesPráticas...........................................................................Pag. 5

Por Que um Data Warehouse............................................................Pag. 6

































O que é Data Warehouse?

A boa notícia é que a alta administração acredita nos benefícios do data warehouse. A má notícia é que, a menos que os departamentos de tecnologia da Informação (TI) aumentem suacredibilidade, as implementações serão esparsas e formarão um arquipélago em um oceano superpovoado.
Data warehouse é o processo de integração dos dados corporativos de uma empresa em um único repositório a partir do qual os usuários finais podem facilmente executar consultas, gerar relatórios e fazer análises. Um data warehouse é um ambiente de suporte à decisão que alavanca dados armazenados em diferentesfontes e os organiza e entrega aos tomadores de decisões da empresa, independente da plataforma que utilizam ou de seu nível de qualificação técnica. Resumindo, data warehouse é uma tecnologia de gestão e análise de dados.
Há muitas pessoas que podem lhe dizer o que um data warehouse deve fazer e muitas que gostariam de lhe informar quais os produtos necessários para que tudo dê certo. Há,inclusive, pessoas que lhe dirão como projetar um data warehouse. Mas, o que é realmente um data warehouse?
É um repositório ou um banco de dados? Devemos entender a diferença exata entre um data warehouse e um banco de dados.
Um data warehouse é supostamente um lugar onde os dados ficam armazenados de forma que as aplicações possam acessá-los e compartilhá-los facilmente. Mas um banco de dados já fazisso. Fornecedores de DB2, Informix, Oracle, Sybase e de outras incontáveis legiões de DBMs têm vendido seus produtos com base nessa simples definição funcional. Então, o que torna um data warehouse tão diferente?
O primeiro critério sobre o qual todos parecem concordar para uma definição é que o data warehouse armazena dados no formato read-only (somente leitura). De fato, esta é a primeiraregra do data warehouse. A teoria por trás disso é que o banco de dados “normais” armazenam dados das operações de negócio e que muitas das aplicações de suporte à decisão associadas ao warehouse exigem muito dos bancos de dados que os executam. Então, data warehouse é nada mais que um nome bonito para um sistema operacional de negócio replicado? (Pelo fato de sabermos que replicação de dados é algoruim, chamamos de data warehouse?)
Definir um data warehouse simplesmente como um banco de dados read-only não é suficiente. Infelizmente, esta visão bastante limitada sobre o que é um data warehouse não inclui todos os recursos e características que as pessoas costumas lhe associar.
Por exemplo, se você fizer uma copia dos dados de um sistema de âmbito operacional e associá-la a algum tipo deferramenta de consulta, banco de dados multidimensional, ou rede neural estará transformando esse banco de dados read-only em um data warehouse? Deve ser preciso mais do que isso!
Mesmo se aceitarmos regra “somente leitura” como parte da definição de um data warehouse não podemos parar por aí. Se você tiver apenas um data mining ou um sistema de informações executivas para rodar, não estará...
tracking img