Data warehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DATA WAREHOUSE

Se a pergunta fosse: quem são os pais do data warehouse? A resposta seria: a tecnologia e o negócio. Da união, nasce um maquinário com respostas para questões que normalmente não possuem soluções em banco de dados tradicionais. Os resultados desse grande “armazém de dados” podem ser a base para o sucesso de estratégias tecnológicas importantes como ferramentas para inteligênciados negócios (business intelligence), gestão das relações com os clientes (CRM) e soluções para gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management).
Um projeto de data warehouse ou data marts, nunca deve começar exclusivamente com o CIO, sempre com os outros “C”.
Nos Estados Unidos, quem exige a criação do data warehouse são as área de finanças, marketing, vendas, controladoria,produção, etc. Eles justificam o projeto, mostrando que a sua implementação aumenta a rentabilidade e reduz custos.

Num projeto de data warehouse, o hardware não é a parte mais cara, fica em segundo lugar. O conjunto de software é o mais barato, enquanto que a parte de serviços, que vai desde a consultoria até a manutenção, abocanha boa parte dos milhões investidos.
Segundo Paulo R. Pinho,diretor da NCR, os data warehouses bem-sucedidos se transformam em data warehouses operacionais. “Uma coisa é você atender a um cliente e oferecer a ele um produto qualquer. Outra coisa é você atender a esse mesmo cliente, fazer uma análise do seu perfil através do data warehouse e descobrir qual a sua propensão de compra. São poucas as empresas no Brasil que possuem essa conexão”.

AS BASES PARACONSTRUIR UM DATA WAREHOUSE

( Escolha bem as ferramentas de construção, abrangendo hardware, software e serviços, sem se esquecer de desenhar o alicerce disso tudo.
( Conquiste um patrocinador para o projeto que tenha uma visão de investimentos a longo prazo. De preferência, o presidente da empresa.

( É fundamental seduzir as áreas de negócios e de tecnologia, procurando oferecer informaçõescorretas aos usuários corretos.
( Defina a base tecnológica e a arquitetura a ser adotada, analisando as melhores ferramentas de integração, armazenagem, acesso e atualização de dados.
( Defina o plano de implementação da tecnologia, alinhando a atual infra-estrutura tecnológica com o plano de desenvolvimento do data warehouse.

DATA MART

Os data marts podem ser a solução para quem nãoquer construir um data warehouse. Como são menores, servem de termômetros mais baratos para as empresas que almejam criar suas estruturas de data warehouse. A questão, no entanto, é: como criar data marts que não virem depois um grande emaranhado de dados?

O BANESPA criou um data mart na área de marketing, que na verdade já era data warehouse menor. Cada vez que um novo data mart era criado, maisgordo ficava o “armazem”. “Depois do marketing, caminhamos para as áreas de negócios e crédito. Passamos por uma modularização de dados e agora estamos na fase de sintonia fina entre gestores, produtos e serviços do banco, trabalhando junto com as equipes de desenvolvimento” diz Roberto Fatorelli, diretor do banco.
O BANESPA investiu 2 milhões de dólares para aumentar sua estrutura de datawarehouse. A equipe técnica está analisando conjuntos de softwares de três empresas: IBM, Microsoft e Computer Associaates.
O custo para a implementação de um projeto de data warehouse é visto pelos analistas do mercado com um fator relativo. “Um projeto que custe 100 mil dólares pode parecer barato, mas se não tiver retorno, é caro. Já um que custe 5 milhões de dólares e recuperar 100% desse valor emum ano não é”, diz Vasconcelos da Informix. Segundo ele, o retorno médio dos investimentos de um projeto de data warehouse bem executado é de 167% e existem casos que chegam a 400%.

Capítulo VI – Telecomunicações: Redes e Aplicativos

Uma rede nada mais é do que máquinas que se comunicam. Estas máquinas podem ser computadores, impressoras, telefones, aparelhos de fax, etc. Se interligarmos...
tracking img