Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: Elaine Aleixo TURMA: Julho 2012
DISCIPLINA: Custos Logísticos PROFª Clara Taísa

ESTUDO DIRIGIDO - Logísitca

1) Diga por que o transporte representa o elemento mais importante do custo logístico.




O transporte tem papelessencial no processo logístico, pois é o responsável pela movimentação do fluxo de materiais, logo, o mesmo acarreta um maior valor financeiro na cadeia. É através dele que as indústrias são supridas com matéria-prima, com produtos semi-acabados, os pontos de venda e distribuição são abastecidos e consumidor é atendido.




2) Cite os principais tipos de modais e suas características.Aéreo: A variabilidade do tempo de entrega é baixa em termos absolutos, porém o tráfego aéreo é bastante sensível a falhas mecânicas, condições meteorológicas e congestionamentos. A capacidade restrita pelas dimensões dos porões de carga e peso máximo nos aviões. Com o aumento do tamanho dos aviões esta restrição vem diminuindo. O transporte aéreo é vantajoso em termos de perdas edanos. Precisa-se de menos embalagem de proteção da carga nesse modal desde que o trecho terrestre não exponha a carga a danos e o roubo no aeroporto não seja excessivo. A relação entre o custo de reclamação de carga aérea e a receita de frete é 60 % da relação nos modais rodoviário e ferroviário.




Ferroviário: Transportador lento de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor emlongas distâncias. Transportador regular ou privado. Carga cheia ou parcial.Vagões com capacidade entre 65 e 92 t. Gasta 88 % do tempo carregando e descarregando, locomovendo-se de um ponto a outro do terminal, sendo classificado e agregado em composições ou inativo em períodos de queda sazonal da demanda. Trens transportando um único produto (composições unitárias) com mais de 100 vagões nacomposição e fretes 25 a 40 % mais baratos.




Rodoviário: O modal de transporte mais utilizado em nosso país, mais é preciso adequar o equipamento ao tipo de carga a ser transportada. A característica da carga define o tipo de transporte a ser empregado. Ex.: Caminhão baú, tanque, cegonheira, etc.




Dutoviário: Oferece um rol muito limitado de serviços e capacidades. Produtosprincipais transportados são o petróleo e seus derivados. Modal mais confiável em relação aos tempos de trânsito pois poucas interrupções causam variabilidade nos tempos de entrega. Não é influenciado por fatores meteorológicos e bombas são equipamentos muito confiáveis. Disponibilidade dos dutos limitada a poucos usuários (dutos próprios). Perdas e danos de produto são baixos. Os produtos transportados(líquidos e gases) não estão sujeitos a danos da mesma forma que os manufaturados e o risco na operação duto viária é limitado.




Aquaviário: Abrangência limitada. Nas hidrovias domésticas o usuário precisa estar localizado em suas margens ou utilizar a combinação com outro modal. Disponibilidade e confiabilidade fortemente influenciadas pelas condições meteorológicas (inverno,inundações, secas, furacões, etc.). Hidrovia (características): Produtos de baixo valor específico transportados a granel (areia, carvão, cereais) e de alto valor (sobressalentes) transportados em contêineres (reduzem o tempo de carga e descarga e permitem um melhor desempenho intermodal). Custos de perdas e danos baixos comparados com outros modais devido à menor importância dada a danos físicos emmateriais de baixo valor e baixas perdas devido ao atraso na reposição dos produtos avariados (comprador costuma manter estoques elevados dos produtos). É preciso uma embalagem mais resistente nestes casos que garanta proteção suficiente para resistir ao manuseio rude das operações de carga e descarga (estiva).




3) Dê exemplos sobre:




a) Intermodalidade: quando ocorre a...
tracking img