Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

SULA PATRÍCIA MACIEL

METÓDOLOGIA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS:
GESTÃO DE CUSTOS

VACARIA
04 DE OUTUBRO DE 2011-09-23
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

SULA PATRICIA MACIEL

DISCIPLINA DE METOLODOLOGIA
EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
ORIENTA PELO PROFESSOR MATEUS PANIZZON

VACARIA
30 DE NOVEMBRO DE 2011

TEMAInvestigação a respeito da importância que as empresas dão a gestão de seus custos, sejam gerenciais ou operacionais, até onde acreditam que seja importante ter em mente seus gastos, até aonde acham o gasto normal e a partir de quando começam a tentar diminuí-lo.
O estudo não visa apenas a redução de custos, mas a otimização de recursos, pessoas e tempo, e o quanto a junção de um ou mais item écapaz de impactar dentro da organização.

PROBLEMA
Considerando a cada vez mais acirrada concorrência entre toda e qualquer tipo de organização, seu maior diferencial é manter-se intacta independentemente da concorrência que surgir. Para isso necessita de um retorno mínimo para sua perpetuidade no mercado. Há períodos que não conseguirão aumento de resultados, e por isso a importância de uma boagestão de custos, para mantê-la ativa frente dos desafios que surgirem.

OBJETIVO GERAL
Visualizar o quanto as empresas estão realmente preocupada na gestão de seus custos, e o quanto esse descasso, ou mesmo essa preocupação, pode impactar dentro da organização, positiva ou negativamente.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Buscaram-se dados das organizações, qual é suas visões frente a esta questão, osestudos já desenvolvidos nessa área, qual é o verdadeiro impacto no estudo dentro de uma organização, e o que mudou em organizações que já passaram por este processo.

JUSTIFICATIVA
Não há como negar que cada vez há mais dificuldades em abrir uma nova empresa ou simplesmente manter uma. Com o passar dos anos, as pessoas vão se aperfeiçoando mais e tornando-se mais empreendedoras einovadoras. Para a população em geral, excelente, cada vez há mais oportunidades e opções no mercado em todo e qualquer segmento, cada vez há mais tecnologia e os preços só tendem a diminuir. Para os proprietários de organizações nem tanto, já que manterem-se no mercado passa a ser um desafio quase que diário, e mais, passa a ser uma flexibilização constante, pois ou acompanham as mudanças freqüentes domercado, adaptando-se a todas as suas exigências, ou são simplesmente tirando de seus postos, substituídos por empresas primárias no mercado, mas inovadoras. É a combinação de vários itens que garantirá o lugar das organizações: flexibilidade, mobilidade, tecnologia, adaptação e o mais importante: uma boa gestão. Essa última abrange toda a forma de administração da organização, e dentro disto umponto fundamental: sua gestão de custos. Sem sua correta gestão a chance de ficar fora do mercado é muito grande.
Já não há mais lugar para aquelas organizações que não sabem de quais princípios partir para montar os preços de seus produtos, quanto tempo hábil perde-se em cada processo, quais lhe custam mais e quais menos, quais os mais importantes, os mais lucrativos, quais os produtos “chaves” daorganização.
Independentemente do seu porte e segmento, elas devem ter o controle total de seus custos, e a otimização de seus colaboradores e suas operações, ou poderão ser surpreendidos ao verem que seu lucro mal cobrem suas despesas fixas. A impressão que tem-se é que não é uma preocupação que haja nas organizações a não ser as de grande porte. Mas até aonde essa gestão pode impactar positivaou negativamente no resultado de uma empresa? E mais, até aonde essa gestão será importante na perpetuidade desse empreendimento? Provavelmente abri-la e mantê-la com saldo positivo durante algum tempo seja uma das fases mais fáceis. Perpetuá-las frente a concorrência cada vez mais acirradas, as mudanças globais diárias, e as exigências cada vez maiores dos consumidores é que é a parte mais...
tracking img