Curso de cabeleireiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A banana é um fruto de alto valor nutritivo, rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam o bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças.
Nutrientes presentas na banana
A banana é uma excelente fonte de várias vitaminas, sais minerais e outras substâncias, dentre eles:
• Potássio;
• Vitamina A;
• Vitamina B6;
• Vitamina C;
• Vitamina K;
• Fibrasalimentares.

Benefícios associados ao consumo da banana
• Evita a insônia, irritabilidade e a fraqueza;
• Contém nutrientes que auxiliam no crescimento dos bebês;
• Converte seus nutrientes em energia para o corpo;
• Por conter muita fibra, ela rapidamente provoca sensação de saciedade, contribuindo dessa forma para a perda de peso;
• Fonte de potássio;
•Combate a depressão, por meio do equilíbrio da concentração de serotonina no cérebro, uma substância que ajuda a melhorar o humor das pessoas;
• Energia para atletas.
Como fonte de potássio a banana pode contribuir para a prevenção da osteoporose, através da redução da perda de cálcio pelo organismo; contribui também para o controle da pressão arterial onde o excesso de sódio, deve ser balanceadocom a adição do potássio, para que haja a manutenção do equilíbrio entre os dois minerais. Além disso, por ser um mineral que participa da contração muscular ele colabora com a ausência de contrações involuntárias nos músculos que são conhecidas como cãibras.
O amido da banana que é disponibilizado aos poucos ao organismo, libera energia durante a prática de exercícios físicos. Além disso, opotássio presente nessa fruta também evita a retração dos músculos que pode ser causada pela atividade física intensa, os benefícios da banana torna esse alimento indispensável na dieta de atletas.
Algumas pessoas acreditam que a banana é uma fruta que engorda, e por isso a excluem de suas dietas. É importante esclarecer que a banana até pode ser uma fruto calórico quando comparada a outros frutos; noentanto o alto valor nutritivo dessa fruta e a sensação de saciedade que ela provoca, permite que ela esteja presente na alimentação sem contribuir para um suposto ganho de peso em função do seu consumo.
Os benefícios associados ao consumo da banana podem ser desfrutados por muitos brasileiros. Ela é uma fruta muito consumida em nosso país e que deve permanecer dessa forma na nossa dietacontribuindo para uma vida saudável que inclui uma alimentação rica em frutas.
O Food and Nutrition Research Institute (FNRI) das Filipinas empreendera uma investigação sobre as propriedades nutricionais da banana, inclusive denominando-a como um “anti-depressivo natural”, além de recomendar o consumo de até 2 ou 3 bananas por dia e, uma vez que a mesma não produz colesterol nem leva à obesidade eainda  ajuda a reduzir o risco de enfarte do miocárdio e a reforçar a massa muscular e a energia, seu consumo é recomendado para todos, desde crianças a adultos.
Referências bibliográficas
SAÚDE EM MOVIMENTO, Banana, alimento para os músculos, inclusive coração
EMEDIX, Alimentos ricos em potássio podem ajudar na prevenção da osteoporose
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, Potássio
AS NOVIDADES, Benefícios dabanana na alimentação

UOL Busca
WebBlogNeste blogFotoblogSites pessoaisBrasilBrinquedosCDsDVDs/VHSEletrônicosLeilõesLivros

Atividade física e saúde

16/07/2007

Nutrição e atividade física

Neste texto, gostaria de dar uma noção geral sobre aspectos da nutrição com relação à atividade física, lembrando que para orientações específicas e individualizadas, principalmente para atletas quedesejam melhorar sua performance, é importante uma avaliação com um nutricionista.
Todos os dias, vemos nos meios de comunicação novas dietas, suplementos alimentares e dicas nutricionais para atletas. A alimentação realmente influencia na performance da atividade física, no entanto, devemos tomar cuidado com os modismos e nos basear em dados que são comprovados.
Ao falarmos sobre nutrição...
tracking img