Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Questões avaliativas de Empreendedorismo

Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno:
Disciplina: Empreendedorismo.
Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.Autor do Desafio: Matheus Jensem Ribeiro

Objetivos específicos de aprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar nodesenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à
profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual

1 – (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, eladefiniu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma açãocorretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.

Durante o período de privatizações, na verdade no primeiro momento após a implementação destas privatizações, as empresas enfrentaram um período de administração que faz lembrar o conceito pregado por Fayol. Combase no fortalecimento da instituição e na centralização das principais decisões num grupo reduzido de pessoas, ou mesmo, em uma pessoa. Pessoa esta que normalmente tinha, naquele momento, algum destaque no mercado financeiro por algum trabalho executado baseado nestes preceitos.
Além da valorização da hierarquia, um planejamento estratégico com adoção de metas promoveu uma novaorganização da função administrativa desenvolvendo métodos apropriados para melhor dispor os recursos disponíveis. Utilizando-se de forma eficiente a função de controle pôde-se garantir que o que era planejado seria alcançado.
Um exemplo deste tipo de ação pode ser visto na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), quando o grupo comprador da empresa nomeou a economista Maria Sílvia para o cargo depresidente. Uma pessoa extremamente centralizadora que administrou com mão de ferro promovendo uma limpeza em todos os setores da empresa, racionalizando recursos humanos ou materiais e promovendo uma verdadeira valorização das funções de controle.

2 – (0,19) Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nemsempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.

Concordo, pois o empreendedorismo está presente em nossas ações á todo momento, pessoal e/ou profissional, pois o fato de querermos mudança na nossa vida estamos sendo empreendedores, um funcionário que cria uma estratégia de venda de um determinado produto e/ou serviço está sendoempreendedor, e nem sempre o empreendedor está disposto a ser um empresário, muitas vezes por medo, mas de fato é que nem todo empreendedor é um empresário.

3 – (0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a...
tracking img