Culturas regionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






































































1. Introdução




Todas as ações e processos individuais ou coletivos de criação e recriação de formas de perceber, organizar e interpretar o mundo que os homens fazem entre si e com o meio ambiente denomina-se cultura. Éeminentemente dinâmica, se transmite e se apreende, e é neste processo de socialização que aprendemos a formar parte do grupo ao qual pertencemos, aonde vamos adquirindo a nossa identidade. A cultura se identifica nos produtos materiais e nas formas em que cada povo os usa. Nos costumes, nas tradições, nas crenças, na organização social, nas manifestações artísticas, nos processos históricos e nas atividadescientíficas e tecnológicas. Reconhecer que todos os povos produzem cultura, que cada um tem uma forma diferente de se expressar e que todos os povos e suas culturas não são iguais, significa aceitar a diversidade cultural. Este conceito de diversidade nos permite ter uma visão mais ampla e reconhecer também que não existem culturas superiores e culturas inferiores, assim como deve existir ojulgamento de outras culturas a partir da nossa.
Reconhecer o passado cultural do qual o cidadão é herdeiro é mais um passo na conquista da sua identidade cultural e na compreensão e consciência do presente.
No município de Marcelino Ramos, cidade histórica quando em 1889 era ligado pela ferrovia São Paulo, Rio Grande do Sul, teve importante crescimento industrial. A Ferrovia foi desativada.Atualmente os turistas desfrutam da Maria Fumaça entre as cidades de Piratuba, em Santa Catarina e Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul. Marcelino Ramos destaca-se pelas festividades e romarias do Seminário de Nossa Senhora da Salete. Atualmente o foco principal é o turismo devido ao aconchegante Balneário muito bem estruturado, quer com águas termais, hotéis e gastronomia.












2.Produção textual: Culturas Patrimoniais Regionais


MARCELINO RAMOS E SUA GENTE

Promover passeios, em decorrência de aulas ou de conteúdos trabalhados nas diferentes áreas de conhecimento, é sempre motivo de entusiasmo e euforia por parte dos alunos. Se recordarmos algumas de nossas melhores lembranças de infância e adolescência, estão ligadas aos passeiosorganizados pela escola. Esses passeios proporcionam um contato informal entre professores e alunos, oportunizam um sentimento de grupo e uma atmosfera de cumplicidade e responsabilidade. Como sugestão, cada aluno poderá levar um bloco de notas ou folhas em branco e caneta para fazer anotações durante o passeio, levantará dados para organizar seu folder turístico, destacando lugares e serviços maisinteressantes. Esse guia poderá ser ilustrado com mapas, desenhos, fotos, endereços, etc. Ao longo do passeio, o aluno fará o rascunho do guia e na volta dará ao mesmo a forma definitiva. Para isso poderá usar os conteúdos aprendidos na aula e no passeio. O professor deve estimular os alunos no passeio a escolherem o lugar visitado, paisagens, elementos ou situações que mais os chamou a atenção paradescrever ou desenhar. O professor deve estabelecer um tempo para que o trabalho seja realizado e recolher os mesmos. Após propor uma exposição em sala de aula e nos corredores para os familiares acompanhar. O importante é que o mesmo passeio seja aproveitado para as diferentes áreas de conhecimento, com atividades compatíveis com os conteúdos conceituais que estão abordados. As atividades artísticaspodem registrar aspectos históricos, o que cada artista pensa e como ele vê os acontecimentos do dia-a-dia. Nesses passeios, observamos com olhos atentos, sorriso nos rostos, gestos de amizade e bons momentos. Se pudermos aliar tudo isso ao conhecimento, uma situação ideal aparecerá com certeza. As atividades escolares devem ser momentos felizes para alunos e professores. Mesmo que necessitem...
tracking img