Culturas regionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





















































































SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 ARTES 3
2.2 EDUCAÇÃO FÍSICA 4
2.3 LÍNGUA PORTUGUESA 5
2.4 DIDÁTICA 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8INTRODUÇÃO



Conhecer a cultura gaúcha através dos hábitos e costumes, onde a lida campeira retrata bem o modo de ser caracterizado pela sua indumentária, o hábito de tomar chimarrão, a sua gastronomia muito rica, como o churrasco, o carreteiro, o gosto pelos cavalos, o gado, a terra do seu chão riograndense, participar de um baile gaúcho, ir a um festival de músicasnativistas, assistir a um rodeio, o tiro de laço, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore (CULTURA GAÚCHA, 2012) é uma das formas de conhecer a cultura patrimonial gaúcha.
A região onde está localizado o polo da UNOPAR de Frederico Westphalen encontra-se no Rio Grande do Sul, que tem uma das mais ricas e bonitas culturas do país. Tantoque, temos o mês de setembro dedicado a cultuar e festejar as tradições, onde se constroem os famosos ranchos, nos arredores de praças e CTGs, relembrando a guerra. O 20 de setembro, dia do gaúcho, dia da Revolução Farroupilha, onde as escolas trabalham o contexto da data, com sua história marcada por conflitos armados.
A cidade de Frederico Westphalen, assim como toda a região, ficalocalizada na região do Médio Alto Uruguai, fazendo divisas com o estado de Santa Catarina, além dos países do Uruguai e Argentina, com os quais tem muita coisa em comum no que se refere à cultura e tradição.
Desde muito jovens, as crianças aprendem a cultuar e cultivar a tradição, está no sangue do gaúcho ser amante dessa terra, ainda mais quando o exemplo está na escola e na família.DESENVOLVIMENTO





Como é de praxe no Rio Grande do Sul o incentivo a tradição e a cultura gaúcha, de certa forma fica relativamente fácil trabalhar este contexto com as crianças, pois estas veem seus pais o fazerem desde o berço, tomando chimarrão, fazendo churrasco e carreteiro, usando pilcha, cavalgando, entre outros, e, principalmente no mês de setembro, esseorgulho sai das casas e vai para as ruas com a Semana Farroupilha.
As escolas, as casas, os CTGs, as famílias e os amigos acabam influenciando nesse culto, por isso, trabalhar com as lendas, folclore, artesanato, brincadeiras, entre outros se torna fácil e as crianças aceitam com muita receptividade.





1 ARTES





A arte ou artesanato gaúcho remonta a todas asdemais atividades tradicionais destes, pois, se encontra no vestido da prenda, no arranjo de cabelo deste: geralmente com flores, no estribo do cavalo, ou no próprio cavalo, no Hino, cantado com tanto fulgor, na música e dança. Também, está nas cuias, no chimarrão, na erva mate, nos adornos que estas têm, nas capas das térmicas, entre outros.
Uma avaliação muito interessante para analisar oaprendizado desse contexto de artes ou artesanato seria utilizar as danças folclóricas, como o “Pezinho”, ou nas várias músicas que trazem o contexto gaúcho como tema, ainda confecção de adornos, que são muito solicitados, principalmente nas várias lojas existentes em todo o Estado.




2 EDUCAÇÃO FÍSICA





Como avaliação da disciplina de Educação Física pode-se utilizar também aquestão da dança e, além disso, dos jogos tradicionais da região que serão descritos a seguir, baseando-se no site Cultura Gaúcha:
Bois de Sabugo - Brinquedo tradicional dos pampas gaúchos. Cortam-se os sabugos ao meio e colocam-se as pernas e as aspas com pequenos pedaços de gravetos.
Bola de Meia - A bola de meia surgiu da meia usada pelo homem, sem furo, de preferência de...
tracking img