Culturas regionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Região sul

O Sul do Brasil é a região mais fria do país, foi colonizada por europeus, assim mantendo culturas diferentes na mesma região, as mais marcantes são a forte presença italiana, portuguesa e alemã. Essa também é uma razão para sua grande variedade de pratos típicos, que são capazes de satisfazer a todos os gostos.

Paraná.

Comidas típicas
Barreado, carneiro no buraco, churrasco,polenta.
|
Barreado |
Churrasco

Festas populares do Paraná
As festas populares do Paraná têm como característica principal uma forte relação com os diversos povos colonizadores do Estado. Além disso, é comum entre os mais velhos tentarem passar suas tradições às novas gerações, mas o desinteresse desses últimos acaba prejudicando a manutenção de costumes tão ricos para a culturaparanaense.
Entre as principais festas tradicionais do Paraná estão as Cavalhadas, de Guarapuava; a Congada, no município da Lapa; a Folia de Reis, em diversas cidades do norte e noroeste paranaense; e o Fandango, de Paranaguá. Dentre as de cunho religioso o Estado apresenta a Festa do Divino e de Nossa Senhora do Rocio, em homenagem à padroeira do Paraná.

Santa Catarina
Festas típicas
SantaCatarina é um Estado de festas! O auge da programação é no mês de outubro, quando ocorre a Oktoberfest de Blumenau e outros 11 festejos em diferentes cidades. Mas o calendário de festas e eventos se estende por todo o ano.
A Oktoberfest de Blumenau é a festa mais conhecida de Santa Catarina. Com seus belos desfiles alegóricos, carros de cerveja, grandes bailes, trajes coloridos, comidas típicas eoriginalidade, atrai cerca de 600 mil pessoas todos os anos. É o carro-chefe das Festas de Outubro, quando o Estado inteiro se rende à alegria e celebra suas origens e tradições, num total de 12 eventos que recebem 1,2 milhão de visitantes.

Comidas típicas
A gastronomia em Santa Catarina é diversificada, graças à influência dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões doEstado. Destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana, enriquecidos por ingredientes e temperos emprestados dos indígenas e africanos.
O roteiro gastronômico catarinense acompanha a saga da colonização. A culinária do litoral, porta de entrada dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar. No Caminho dos Príncipes e no Vale Europeu –núcleos alemães – o pescado sai de cena e a carne suína protagoniza iguarias com temperos picantes e sabor forte regadas à cerveja. Maior leva de imigrantes, os italianos se espalharam pelo Estado. Suas acolhedoras cantinas típicas estão presentes em todas as regiões.
Luso-açoriana
Em Santa Catarina, os portugueses e açorianos aprenderam a selecionar o melhor do mar, acrescentando temperosindígenas, a mandioca e outros ingredientes da terra, criando receitas simples e saborosas à base de peixe, ostras, camarões e outros frutos do mar
Italiana
Sopa de agnolini, lasanha, tortéi, polenta, radici, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango à passarinho, galinha caipira ao molho, codornas...
Alemã
Chucrute com vina, kassler (chuleta de porco), eisben (joelho de porco), bockwurst(salsicha) são alguns dos pratos incorporados ao cotidiano das cidades de colonização germânica. O mit rotkohl (marreco com repolho roxo) já é uma adaptação com ingredientes nativos das terras brasileiras.
 Por fim, nas estâncias serranas, a culinária revela a influência dos tropeiros e gaúchos que se instalaram na região. No cardápio, simples e farto, feijão tropeiro, arroz de carreteiro – preparadosem fogão à lenha – churrasco e chimarrão, além do pinhão – fruto das Araucárias que caracterizam a paisagem da região.
Ostras
Apfel strudel, prato tipicamente alemão
Rio grande do sul

Culinária Gaúcha
 
    O minuano que atravessa o Rio Grande do Sul no inverno, é tão forte que congela os pampas e castiga os gaúchos, somente com uma alimentação rica em calorias, repletas de carnes...
tracking img