Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos estudar e a evolução do comércio a partir da Revolução Industrial, e o meio de como resolver problemas dentro de uma empresa causados a partir dos funcionários, e como um bom administrador deve se portar diante de tais dificuldades.

DESENVOLVIMENTO

1) Ofato trágico que ocorreu na fábrica de Jacarezinho, no meu ponto de vista aponta para uma situação de Atos Inseguros, onde o local era fechado sem nenhum dos funcionários terem acesso permitido, se formou um erro totalmente irresponsável dos funcionários da empresa, resultando um acidente acrescido de morte, construindo não só uma catástrofe para a empresa como para as famílias destesfuncionários e para a cidade.

2) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA está composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadasas alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. A CIPA tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.

3) A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador,preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Nasegurança do trabalho também é importante que a empresa forneça máquinas adequadas, em perfeito estado de uso e de preferência com um sistema de travas de segurança. É fundamental que as empresas treinem os funcionários e os alertem em relação aos riscos que máquinas podem significar no dia-a-dia. Caso algum funcionário apresente algum problema de saúde mais tarde ou sofra algum acidente, aresponsabilidade será toda da empresa por não ter obrigado o funcionário a seguir os procedimentos adequados de segurança. Caso o funcionário se recuse a usar os equipamentos que o protegerão de possíveis acidentes, a organização poderá demiti-lo por justa causa. Mas a importância do reconhecimento do funcionário é que a partir do momento que a organização está preocupada com a higiene e a segurança dotrabalhador, ele está sendo valorizado. E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos isso os torna mais motivados para o trabalho.

4) Na minha opinião pelo que se entende da reportagem a empresa mantinha todos os equipamentos de segurança para os funcionários como para o local onde ocorreu o acidente, sendo que ninguém era autorizado a entrar no local, não existindoaté uma passagem para isso, mas para evitar mais erros, ou acidentes seria aconselhável fazer uma reunião com os funcionários da empresa para explicar todos os deveres e proibições deixando bem claro que o descumprimento dessas ordens ocasionaria em demissão. Talvez um modo de evitar que tais erram ocorram e que cada funcionário cuide da área que lhe pertence, deixando os serviços arriscados parapessoas especializadas.

5) Karl Marx foi um pensador e revolucionário alemão considerado um dos iniciantes da Sociologia no mundo. Ele tinha idéias radicais como juntar a classe trabalhadora para derrubar os capitalistas.

6) Em seu sentido mais restrito, o capitalismo corresponde à acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua...
tracking img