Bric: perspectivas de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRICs: Perspectivas de Desenvolvimento
Uma análise prospectiva para os próximos seis anos

André Victor Doherty Ludovice
Daniel Veloso de Ávila Chaves
João Alexandre Vaz Ferreira
Lucas Ferreira Matos Lima
Rodrigo Bomfim de Andrade

Universidade de Brasília
Resumo

Os BRICs são estudados como bloco pelas similaridades econômicas e estruturais, principalmente com respeito ao desempenhoeconômico recente e às projeções para o futuro. O objetivo deste estudo foi delinear a conjuntura econômica atual dos países do BRIC frente à crise financeira global e analisar as perspectivas de desenvolvimento para os próximos seis anos. As projeções são otimistas quanto ao desempenho futuro dos mercados emergentes, com pronta retomada do crescimento e nível de emprego pré-crise, condicionada aograu de disseminação de seus benefícios à sociedade em geral.

Palavras-chave: BRIC. Mercados emergentes. Crise financeira. Análise prospectiva. Desenvolvimento econômico.

Abstract

The BRICs are studied as a block for their structural and economic similarities, particularly with respect to their recent economic performance and prospects for the future. This study aims to outline thecurrent economic outlook of the BRIC countries in face of the global financial crisis and to analyze the development prospects for the next six years. The projections are optimistic concerning the future performance of the emerging markets, with readily return to pre-crisis growth and level of employment, conditional to the extent of the spread of its benefits to the society in general.

Keywords:BRIC. Emerging markets. Financial crisis. Prospective analysis. Economic development.

Classificação segundo o Journal of Economic Literature (JEL Classification):

F0: International Economics – General

F01: International Economics – Global Outlook

O10: Economic Development – General

1. Introdução

A recente crise financeira do subprime causou inúmerosimpactos nas economias de todos os países do globo gerando uma série de conseqüências adversas para o seu ritmo de desenvolvimento. Praticamente todos os países entraram em recessão com decréscimo do nível de atividade econômica, impactando de forma negativa no crescimento do produto interno bruto. Os níveis de desemprego subiram significativamente, a produção industrial dos países caiu, bem como osíndices de consumo (Hildebrand, 2008).

A economia global entrou após um longo período de otimismo e euforia em uma recessão cujos danos evidenciados são, pela primeira vez na história, maximizados por uma globalização consolidada. Dentro desse contexto, a interdependência entre as economias se mostra um fator de extrema relevância para a consideração de um analista ou formulador depolíticas públicas, em especial para o economista atuante em países emergentes.

Gráfico 1: Taxa de variação anual do PIB a preços constantes

[pic]

Fonte: FMI - World Economic Outlook Database October 2009

Tal impacto no dinamismo das economias nos coloca frente a novos desafios na garantia da retomada dos níveis macroeconômicos pré-crise. Além disso, também podemos perceber como sedá, de fato, a real interconexão dos diversos países e como os sintomas do epicentro de propagação da crise se espalharam pelas diversas economias, os canais de transmissão e as principais fragilidades.

Com a falência dos Bancos norte americanos, como Lehman Brothers e outros, a percepção da fragilidade da estrutura financeira de muitos países ficou evidente, bem como a existência de umeminente risco sistêmico. Sem sombra de dúvidas, o sistema financeiro é o maior catalisador de qualquer contágio observado na propagação dessa crise, necessitando de grande atenção por parte dos administradores nacionais. Partindo deste ponto o debate na ciência econômica mundial se voltou para questões como regulação preventiva e prudencial, estabilidade financeira e políticas monetárias para...
tracking img