Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o Princípio da Racionalidade em Freud
Karl Popper
Diz-se freqüentemente que Freud descobriu a irracionalidade humana; esta, porém, é uma interpretação falsa e, além disso, muito superficial.A teoria freudiana da origem normal das neuroses se insere perfeitamente em nosso esquema, a saber, um esquema de explicações construídas com a ajuda de um modelo situacional que se ajusta aoprincípio da racionalidade. De fato, Freud explica uma neurose como uma atitude adotada na infância precoce, porque ela se constituiu na melhor saída disponível para escapar de uma situação que a criança foraincapaz de compreender e a qual não sabia enfrentar. Assim, a adoção de uma neurose deve-se a um ato racional da criança - tão racional, por exemplo, que o ato de um homem adulto que, ao tentar evitaro perigo de ser atropelado por um carro, é então derrubado por um ciclista. Este é um ato racional no sentido de que a criança escolheu aquilo que lhe pareceu se impor imediatamente, de modoevidente, ou talvez aquilo que se constituiu na possibilidade menos intolerável dentre as duas possibilidades existentes.
Do método freudiano em terapia eu direi aqui apenas que ele é ainda mais racionalistaque o seu método de diagnóstico ou de explicação; de fato, ele se baseia na hipótese de que, a partir do momento em que um homem compreende inteiramente o que lhe aconteceu na sua infância, suaneurose irá desaparecer.
Mas se explicamos assim todas as coisas em função do princípio da racionalidade, não haveria risco de um resultado tautológico? Certamente que não; de fato, uma tautologia éverdadeira por evidência, ao passo que empregamos o princípio de racionalidade simplesmente como uma boa aproximação da realidade, reconhecendo que ele não é verdadeiro.
Dir-se-á ainda: nessas condições,de onde vem a distinção entre racionalidade e irracionalidade? Entre saúde e patologia mental?
Esta questão é importante. A diferença principal, me parece, tem a ver com o fato de que as idéias de...
tracking img