Cultura e lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

3 CULTURA 6

3.1 CULTURA. BRASILEIRA 7

3.2 LIBERDADE DE CULTURAL 9

4 LAZER 11

5- TURISMO E OS TIPOS NO BRASIL 13

5.1 - TURISMO SOL E PRAIA 14

5.2 – TURISMO NÁUTICO 15

5.3 TURISMO E PESCA 15

5.4 – TURISMO DE ESPORTE: 16

5.5 - TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS 17

5.6 - ECOTURISMO 17

5.6.1 – TURISMO DEAVENTURA 19

5.7 O TURISMO E SUAS ORGANIZAÇÕES 20

5.7.1 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO- OMT 20

5.7.2 EMBRATUR 21

5.7.3 FUNGETUR 21

5.7.4 ORGANOGRAMA MINISTÉRIO DO TURIMO 22

6 VILA DE PARANAPIACABA, UMA BREVE HISTÓRIA 23

7 DO TURISMO A JURISPRUDÊNCIA 25

7.1 CASO - DANOS AO PATRIMÔNIO – MONUMENTOS HISTÓRICOS 25

7.1.1 DO FATO 25

7.1.2.AÇÃO CIVIL PÚBLICA 26

7.1.3 DA APELAÇÃO26

7.1.4 DA DECISÃO 26

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIAS 29

ANEXOS 30














1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o propósito de conceitual de mostrar na sua diversidade o contato e o apreço na vivência turística e sua linguagem, fatos esses que na sua investigação é calçado por leis de segurança e proteção ao meio ambiente natural.Percebem-se vários fatores e idéias no que diz respeito ao turismo ambiental nas suas formas diversas, foi utilizado a Vila de Paranapiacaba, com sua história e patrimônios que são atribuídos a este efeito denominado ecoturismo ambiental.

Ao abordar o tema Turismo e Lazer foi visto de forma analítica a política ambiental deste lugar, a região apresenta um mosaico de diversidades edentro deste caminho podemos entender que a sustentabilidade, que, não é só ambiental, mas, socioeconômica, já que, estamos emersos no espaço urbano, conseqüentemente sua infra-estrutura nos traz leituras de estudos de caso; não só na região, mas em todo sistema ambiental no que rege a proteção do patrimônio no interesse nas áreas ambientais.

A construção acerca do tema abre reflexõesacadêmicas que acaba por construir dentre outras atividades, um meio sustentável, cuja economia gera debates a frente da inclusão social, emprego e renda a população local.

Para desenvolver o trabalho e compreensão do turismo, o qual centra na idéia de atividades de lazer ou não de pessoas em determinado período de tempo foi necessário embasar a pesquisa em levantamentos teóricosatravés de leituras e relacionar as sínteses de conteúdo e concluir o trabalho tal artigo.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA




A sociedade se remete a uma procura por um meio dito “meio ambiente natural”, tal formação conceitual exclui perante a vista primária a natureza como parte integrante do espaço humano, tal notação faz com que a sociedade humana procure no turismoambiental sua sustentação de prazer quanto à natureza.

Ao analisar a essência do termo turismo; o passeio, a viagem, o entretenimento, em geral acaba por entrar como cunho primário de tal conceito, uma vez visto que há diversos desmembramentos pelo mesmo item tais como: Turismo econômico, Turismo sexual, Turismo coorporativo, Turismo ambiental e etc.

Mostrado os apontamentos deturismo ambiental ou ecoturismo nas citações a que se segue pode-se entender que tal processo se remete de forma indireta a população que dele poderá usufruir por se aproximar do convívio natural e real de cada pessoa que dele ira gozar.

“Porém, o turismo na natureza também é carregado de adjetivações, sendo um campo mais difícil ainda para demarcações: ecoturismo, turismo verde,turismo sustentável, turismo brando, turismo alternativo, turismo eco rural.” (BRUHNS, 2006, p.45).
“O Turismo surge como uma alternativa de desenvolvimento econômico e social (IGNARRA, 2003, pág.162)
Quando tal população ensaia o turismo, a uma procura do lazer que ao ser analisado sob preceitos industriais acaba agregando ao termo do período do “não-trabalho”, este...
tracking img