Sinusite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINUSITE

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
A sinusite pode ocorrer em qualquer um dos quatro grupos de seios: maxilares, etmoidais, frontais ou esfenóides.
Os seios são cavidades ocas localizadas nos ossos situados em torno do nariz. Os dois seios frontais estãolocalizados logo acima das sobrancelhas; os dois seios maxilares, nos maxilares; e os dois grupos de seios etmoidais, em ambos os lados da cavidade nasal. Os dois seios esfenoidais localizam-se atrás dos seios etmoidais.


[pic]


O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processosinfecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.
É fácil então compreendermos por que a sinusite ocorre em associação a processos inflamatórios da cavidade nasal, como gripes e resfriados. Essas inflamações proporcionam congestão e, conseqüentemente, diminuição da drenagem das cavidades. Aestagnação de secreções no seu interior facilita a infecção.



CAUSAS


Um grande número de agentes irritantes pode causar sinusite. A sinusite geralmente ocorre após um resfriado, mas nem sempre. Bactérias, vírus, alergias e mesmo fungos podem causar sinusites. Se os ossos do nariz sofreram traumatismo ou estão deformados, causando bloqueio parcial das aberturas dos seios da face, o indivíduoestá mais propenso a ter sinusites.

CLASSIFICAÇÃO
Há uma classificação para se diferenciar os tipos de sinusite para melhor tratamento. A sinusite é classificada como aguda quando apresenta em média menos de três semanas de evolução, subaguda quando o tempo é entre três semanas e três meses e crônica quando o período é maior que três meses.
Agentes etiológicos mais comuns
Os germessão as bactérias, vírus e os fungos.
SINTOMAS
• sensação de congestão ou "peso" na cabeça;
• uma dor de cabeça que dói mais quando você acorda de manhã, e quando você abaixa a cabeça (ou a leva para a frente);
• dor ao apertar as regiões acima, atrás ou abaixo dos olhos;
• dor nas "maçãs do rosto", às vezes parecendo uma dor de dentes;
• congestão ou secreção nasalcrônica;
• tosse, especialmente à noite;
• uma sensação de corrimento de líquido por trás da garganta (secreção retro-nasal);
• dor de garganta matinal e/ou noturna.
Na sinusite aguda, costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso nacabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Na sinusite crônica, O quadro clínico é geralmente pobre e pode se confundir com outras doenças nasais, mas os sintomas mais freqüentes são a secreção nasalpurulenta, sensação de secreção descendo do nariz para a garganta, dor de garganta, tosse crônica com ou sem rouquidão, congestão nasal, mau hálito e dificuldade para sentir odores. Os sintomas são os mesmos da sinusite aguda, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta deintensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.
A sinusite aguda e a sinusite crônica causam sintomas similares como, por exemplo, dor...
tracking img