Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como você analisa a estratégia de diversificação adotada no final da década de 1990? Por que, embora seja uma estratégia funcional em muitas organizações, a Som Livre não obteve êxito?


A estratégia de diversificação musical adotada afastou a empresa de seu core business, ao invés de incorporá-lo as novas práticas. E isso abriu espaço para equívocos:

- A empresa deveria ter mantidoo contato com a Rede Globo, pois os lançamentos relacionados as novelas manteriam o core business e garantiriam um faturamento mínimo, que proporcionaria um investimento mais tranquilo nos outros lançamentos de grande risco (que nunca foi o seu foco, até então) e evitaria a sobrecarga da estrutura operacional.





2) Quais elementos do macroambiente de negócios afetaram diretamente onegócio da Som Livre? De que forma?

O Mercado fonográfico que sempre foi fonte de enorme lucro, sendo muito seguro e garantido, começou a sofrer grande impacto a partir do final dos anos 90, com o crescimento da internet e a criação de novas tecnologias que permitiram a troca de arquivos on line. Isso teve consequencias que se refletem até hoje nesse Mercado e que ainda estão longe de ter umasolução definitiva.

As maiores dificuldades são:

- Enorme crescimento da pirataria, que se manifesta no cotidiano das pessoas, sem que a maioria delas veja isso como um delito. Isso geralmente é visto como uma maneira de ascensão/igualdade das classes menos favorecidas a cultura. Com isso a maior fonte de renda do Mercado fonográfico que sempre foi a venda de CD’s e DVD’s, foi quebradatotalmente e novas fontes precisam ser criadas e exploradas.
- Quebra das leis de propriedade intellectual.
- Compartilhamento arquivos MP3.


Esse quadro faz com que o Mercado fonográfico veja a diversificação como uma alternativa para aumentar as suas receitas.









3) Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangíveis na busca por vantagem competitive.


“A gravadorapassou a distribuir e, em alguns casos, co-gerenciar a carreira de nomes que já tinham alcançado ao menos êxitos regionais. Cada um desses contratados tem suas particularidades operacionais específicas, mas no geral a gravadora relança seus discos independentes e compartilha tarefas em áreas comerciais e de marketing.”

“De acordo com o executivo, alguns nomes são apenas distribuídos pela SomLivre, outros têm plano de carreira, e a maioria fecha contrato por obra. Mas em quase todos os casos a companhia tem participação na venda de shows. “Em geral, essas negociações abrangem a cessão de datas exclusivas ou percentual sobre cachê.”


- Produtos de Musica Sertaneja -
“De acordo com o executivo (Leonardo Ganen, alguns nomes são apenas distribuídos pela Som Livre, outros têm plano decarreira, e a maioria fecha contrato por obra. Mas em quase todos os casos a companhia tem participação na venda de shows. “Em geral, essas negociações abrangem a cessão de datas exclusivas ou percentual sobre cachê.”

- Astros Religiosos

- Banda de Rock Rosa de Saron

- “a Som Livre é responsável pela distribuição dos produtos da gravadora Diante do Trono, que tem em seu cast nomes comoAndré Valadão, Nívea Soares e Ministério Diante do Trono.”

- “O selo Som Livre Apresenta (SLAP) é outro braço da gravadora que está em evidência. Ao contrário do que ocorre com os sertanejos, nesse segmento os artistas são contratados sem nenhuma estrutura profissional por trás e os discos são todos produzidos e bancados pela própria discográfica.
Entre os nomes que mais se destacaram desdea criação do SLAP, em 2007, estão os de Maria Gadu e banda Little Joy (formada por Binki Shapiro, pelo ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante e pelo baterista dos Strokes, Fabrizio Moretti).”

- “Apesar de todas essas novidades, a Som Livre mantém contrato com artistas consagrados, casos de Fagner e Nana Caymmi.”

- “Já as coletâneas (de seus próprios artistas ou de subcontratados de outras...
tracking img