Lazer e cultura

Páginas: 10 (2299 palavras) Publicado: 24 de julho de 2013


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO










LAZER E CULTURA










Paulo Palhares Neto











Rio de Janeiro
Junho de 2013


Sumário



1 Lazer e sua origem

Segundo Camargo (1989). a palavra vem do latim licere que significa ser lícito e permitido, ou seja, ter livre arbítrio em escolher a melhor maneira de aproveitar seu tempodisponível.
Afinal, o que é lazer? No Brasil, muitos estudiosos trabalharam com o lazer, neste caso seguiremos o pensamento de dois autores.

Marcellino(1987) diz que “considera o lazer, além do descanso e do divertimento, como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal, social e educativo.”
Seguindo essa mesma linha de Marcellino, o mesmo considera que o lazer é uma ocupação não obrigatória, delivre escolha do indivíduo que a vive, e cujos valores propiciam condições de recuperações psicossomáticas e de desenvolvimento pessoal e social.

O lazer como o conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se, entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação voluntária, ou sualivre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Dumazedier (1973).

Portanto, mesmo que o indivíduo esteja sedento de lazer, não necessariamente conseguirá colocar-se nesse estado, pois o comportamento é instintivo, não depende somente de sua vontade. Por exemplo, um executivo em férias pode até pensar em se divertir, mas se sair para o passeio, oumesmo ficar na piscina do hotel, com o celular no bolso, aguardando uma ligação sobre um negócio a ser fechado, não estará praticando o lazer, pois sua mente estará ligada nos problemas que ficaram no escritório; ele estará em seu tempo livre, em busca do lúdico, mas não consegue se desligar, portanto não é lazer.

1.2 Propriedades do lazer

Escolha pessoal: Para ser lazer temos que fazer aquiloque queremos, caso seja imposto deixa de ser lazer.
Gratuidade: O lazer, no geral, não tem aspectos econômicos voltados para ele.
Prazer: É considerado sinônimo do lazer.
Liberação: Liberar-se das atividades do dia a dia fazendo coisas diferentes da rotina do trabalho.

1.3 Classificação do lazer

Segundo Joffre Dumazedizer. Chemin (2003, p.153), ele elenca as necessidades do lazer, comosendo necessidades de liberação, de compreensão, de afirmação, de recreação, de diversão social e de desenvolvimento integral. Já Camargo, citado em Chemin (2003), "destaca as propriedades do lazer como sendo uma escolha pessoal, voluntária; a busca do prazer, do hedonismo, liberação das obrigações, liberação da fadiga e reposição de energia para um posterior trabalho".



Dumazedier (1994)classifica as atividades de lazer como:

1 Atividades físicas de lazer: caminhadas, ginásticas, esportes e atividades correlatas, executadas de maneira formal ou informal, em espaços tecnicamente planejados ou não;
2 Atividades manuais de lazer: ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza;
3 Atividades artísticas de lazer: interesses artísticos estão ligados à busca doimaginário, do sonho, arte, cinema, teatro, literatura, artes plásticas;
4 Atividades intelectuais de lazer: como exercícios de conhecimento, informação, aprendizagem;
5 Atividades associativas de lazer: exprimem interesse cultural, centrado no contato com as pessoas, cujas atividades vão desde as formas de semi- lazer doméstico até a frequência a grupos e associações;
6 Atividades turísticas delazer: o interesse cultural central das pessoas que buscam este gênero de atividade é a mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida, procurando, num curto período de tempo alterar a rotina cotidiana.

1.4 Funções do lazer

a) Descanso - Combate a fadiga física e mental. O descanso libera a fadiga. Neste sentido, o lazer é um repassador das deteriorizações físicas e nervosas provocadas pelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e lazer
  • cultura e lazer
  • LAZER, CULTURA E REALAÇÕES DE GÊNERO.
  • Cultura, organização, esporte e Lazer
  • Projeto Cultura e Lazer
  • Consumo Lazer e Cultura de massas
  • Lazer, Cultura e Turismo
  • Espaço de Cultura e lazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!