Cultura e cultura organizacional antecedentes e conceito de cultura organizacional o que é cultura? estudo das organizações modernas através da cultura é novo. cultura – tema de interesse para todos os que estudam a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Antecedentes e conceito de cultura organizacional
O que é cultura?
Estudo das organizações modernas através da cultura é novo.
Cultura – tema de interesse para todos os que estudam a dinâmica das organizações: como surgem, como se desenvolvem, como funcionam, etc.
Interesse pela cultura – surgiu a partir dos anos 80 e 90, devido aos seguintes fatores:
•Influência das escolas de RH;
• Surgimento das tecnologias de gestão;
• Conhecer o comportamento humano e a resistência às mudanças de paradigmas;
• Papel desempenhado pela cultura nos processos de fusão, incorporação e terceirização;
• Necessidade de ampliar o papel dos trabalhadores nas organizações e
• Necessidade de entender o homem e seu comportamento dentro da organização em função dasmudanças no mercado, no sistema de vendas, produção, etc.
Há muitas expressões que demonstram isso: cultura da administração, cultura empresarial, cultura corporativa, mudanças na cultura da organização, clima cultural, clima organizacional, cultura organizacional, etc.
Termo cultura sugere: conjunto de valores, crenças, rituais, maneiras de ser de um grupo.
Cultura organizacional: sistema devalores e crenças compartilhados que interage com pessoas, estrutura da organização, processo de tomada de decisões e sistema de controle de uma empresa para produzir normas de comportamento (como devem ser feitas as coisas numa organização).
Cultura: determina o estilo e a filosofia administrativa.
A conduta do indivíduo numa organização é determinada por sua filosofia, esta lhe fornece o caminhoque deverá ser trilhado.
O estilo é a forma de se fazer alguma coisa. O estilo administrativo é a maneira diferenciada de um administrador se comportar no exercício de sua função.
A cultura e a personalidade afetam estilo e filosofia administrativa.
A filosofia administrativa de uma pessoa é um sistema de valores, crenças e atitudes que guiam seu comportamento.
O estilo se refere à formacomo se faz algo, é uma maneira de pensar e atuar. É uma maneira particular de um administrador se comportar, com as limitações que lhe impõe a cultura organizacional e guiada por sua filosofia pessoal.
A cultura organizacional inclui regras que se mantêm ao longo do tempo e moldam o comportamento dos indivíduos dentro das organizações.

FUNÇÕES DA CULTURA
As principais funções da culturaorganizacional são:
• transmissão de um sentimento de identidade aos membros da organização;
• tornar mais fácil às pessoas assumirem um compromisso com algo maior do que a si mesmas;
• contribuir para fortalecer a estabilidade do sistema social como um todo e
• oferecer um conjunto de normas reconhecidas e aceitas por todos, e que permitirão as tomas de decisões.
Os diversos elementos queconstituem a cultura da organização transmitem valores e filosofias, socializando os membros, motivam o quadro de pessoal e tornam mais fácil a coesão do grupo e seu compromisso com as metas fundamentais da organização.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL

Classificar algo é bom para o entendimento, mas por outro lado pode excluir possibilidades e prejudicar a análise.
Em relação à culturaorganizacional, quando se classifica, corre-se o risco de reduzir a visão de conjunto. Apesar disso, podemos identificar alguns tipos mais comuns de cultura organizacional:

1. Cultura orientada para o poder: sua característica é a tendência a dominar seu meio e eliminar a oposição. Dentro dela, os que dispõem de mais poder se esforçam por mantê-lo. Em muitos casos se disfarça de forma suave, sendo o tipo decultura organizacional encontrado em muitas empresas familiares que desenvolvem o paternalismo como forma de dominação.

2. Cultura orientada pela função: neste tipo de cultura há uma preocupação pela efetividade, mais que pela eficácia. Acentua-se a hierarquia, status e procedimentos. A mais comum compreende as grandes corporações do ramo metalúrgico, por exemplo.

3. Culturas que têm na...
tracking img