Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração uma habilidade humana:

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.
 Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/

SURGIMENTO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVA

Como área do conhecimento as teorias da administração foi marcado pela publicação dos estudos de Taylor, no início do século XX, seguindo, a partir do mesmo, umaevolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade.
No período entre a Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passa para a cumulação de excedentes, gerando osurgimento do Capitalismo Industrial onde ha inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, o qual aliado à concentração de trabalhadores em um mesmo local aumentou significativamente a produtividade.
A evolução também aumentou a complexidade dos problemas; nos negócios e na sociedade, pois se elevou intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra estrutura.Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários, suas idéias referem - se à prática da divisão do trabalho, a característica mais marcante de seus estudos é a busca de uma organização cientifica.

Antecedentes históricos da administração

Essas organizações influenciaram a maneira como as organizações modernas administram seusinteresses visto que objetivos organizacionais desde os primórdios da civilização existem. As Organizações familiares influenciaram e influenciam a forma como as empresas são administradas de maneira inconteste e definitiva. As concepções familiares influenciam os administradores e conseqüentemente a forma como eles administram suas empresas. Durante muitos anos e ainda atualmente com menos influencia,as famílias foram administradas de maneira centralizada, sempre com o poder patriarcal determinando os rumos dessas organizações. O elemento primordial de sustentação dessa forma organizacional é a tradição e a forma muscular, pois os homens eram os responsáveis pela manutenção da vida e da estrutura. A segunda grande influencia histórica na antiga e moderna administração veio da Igreja Católica,instituição eclesiástica com mais de 2.000 anos. A simplicidade e a lógica organizacional da Igreja Católica influenciaram as grandes organizações surgidas no fim do século XIX e início do século XX com a autoridade centrada em um único homem, o Papa, seu sistema impecável de comunicação e a criação de estruturas especialistas de aconselhamento. A sustentação dessa estrutura e do poder naorganização eclesiástica dá-se na autoridade Divina. A Igreja Católica juntamente com a as organizações militares estabeleceram o princípio de direção enquanto função administrativa. A terceira grande influência na moderna administração deu-se através das organizações militares. Organizações estas tão antigas quanto nossa própria história, pois em todas as etapas da história humana sempre existiu umaestrutura para garantir a manutenção do poder ou conquista de novos territórios. A grande influência da organização militar está na unidade de comando e na rígida hierarquia elementos que até hoje permanecem nas empresas modernas. Ao final deste artigo conclui-se que existem três grandes correntes que influenciaram a moderna administração, sendo uma delas a família, a outra a organização da Igreja...
tracking img