Cultura: um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É CULTURA

Cultura é tudo que o homem pode realizar quando se encontra inserido em uma sociedade, Edward Tylor (1832 a 1917) afirma isso quando diz:
Tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. EdwardTylor.

A cultura se deu em decorrência de uma serie de processos evolutivos, o cérebro dos primatas foi modificado e assim os mesmo foram capazes de produzir a partir do tato. O homem precisava sobreviver e sozinho era quase impossível, criou-se colônias, tribos e vários outros grupos, homens, mulheres e crianças de todas as raças foram se adaptando ao cotidiano, para que cada indivíduopudesse desenvolver uma maneira de sobreviver, nas precárias condições. Com a perpetuação de uma rotina que passou de geração para geração, os descendentes desses povos adquiriram ao que podemos chamar de cultura.

Ao longo do tempo esses homens produziram, estudaram e implantaram a cultura, tanto na vida cotidiana como em seus comportamentos e pensamentos, eles se dedicaram a descobrir aorigem, quem são, aonde estão e o que fazem os seres de sua espécie.
Segundo La patine:
Assim, a antropologia, conhecimento do primitivo, fica indissociavelmente ligada ao conhecimento de nossa origem, isto é das formas simples de organização social e de mentalidade que evoluíram para as formas mais complexas das nossas sociedades. La patine (2000, p.65)

A antropologiafaz um apanhado completo da cultura desde inicio da vida humana ate os dias de hoje.

CULTURA ANTROPOLÓGICA

Alguns antropólogos afirmam que cultura é todo habito do homem enquanto membro de uma sociedade, então, quer dizer que cultura não é só as manifestações artísticas, a maneira como o ser humano evoluiu através do tempo é uma cultura, mesmo por que essa evolução só foi possível com aunião de todas as manifestações, da agricultura á arte.

Existem diferenças notáveis nas culturas de um país para o outro, entre raças, cor e religião a diversidade que existe é muito grande e fascinante. Veja a do povo negro tanto em seu país de origem como no Brasil, não só as artísticas mais também a luta pela liberdade, pela perpetuação de seus costumes e religião.

A CULTURA NA PRÉ – HISTORIANa pré – historia os homens não tinham as características iguais aos de hoje, a evolução foi acontecendo por estágios, eles utilizavam pedra e madeira para fazer utensílio e armas, a pele de animal era usada na fabricação de roupas e eles se alimentavam basicamente da caça.

Em 1924 na África do Sul, foi descoberto por Raymond Dart o fóssil de um primata,que ainda tinha a aparência de ummacaco e foi batizado de Australopithecus ( macaco do sul).

“”Charles Darwin chamou a atenção dos cientistas de seu tempo, ao afirmar que as espécies evoluíram e que o homem descende dos primatas.””

Veja o que falam dois entrevistados sobre cultura

.Cesar Silva professor de inglês

1- O que é cultura? Dê exemplos.

Conjunto de Costumes de um determinado povo, nação. Ex: rituaisreligiosos.

2- Qual a importância da cultura na vida em sociedade?

É a preservação desses costumes que faz a diferenciação entre os povos e da resignificação aos valores éticos e morais que dirimi todo o canal cultural, seja por manifestação lingüística, artística ou imaterial.

 
3- O que diferencia uma cultura de outra?

Os aspectos peculiares e as particularidades, dentro de uma articulaçãoimpar, mas que está interligada a um universo dinâmico e em sequência desde os primórdios.

Pedro Amambahy digitador

1- O que é cultura? Dê exemplos.

Cultura é o conjunto de crenças, costumes e qualquer manifestação que faça parte da formação da identidade de um povo, de uma civilização ou sociedade. Ex: religião musica culinária e esportes.

2- Qual a importância da cultura na vida em...
tracking img