Cultura: um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro: Cultura Um Conceito Antropológico de Roque de Barros Laraia


Cultura: um conceito antropológico


No livro Cultura: um conceito antropológico, Roque de Barros Laraia. O autorfaz um estudo acerca do conceito de cultura em diversas temporalidades que visavam responder determinadas questões relacionadas à cultura.

A partir da análise de diversas sociedades culturais,ele mostra aquilo que elas possuem de comum, define os principais conceitos de cultura, aponta como natureza colaborou para criação da cultura e faz uma linha histórica de desenvolvimento. Em seguida,aborda como o homem lida com a cultura e como ambos são influenciados.

Introduz a ideia de que todos os homens são idênticos à cultura praticada por eles é o que separam e os tornam estranhos unsaos outros.

Os estudos apontavam as características genéticas como grandes influenciadoras da personalidade humana. “E, mostrando-se logo no começo da obra, como um “determinista cultural”, oautor fala que independente dos genes, o que prevalece é a cultura.” Ele diz que até a divisão do trabalho por sexo é um aspecto meramente cultural.

O autor cita o Determinismo Geográfico, o qualafirmava que as diferenças no ambiente físico afetavam a diversidade cultural. Entretanto, em seguida o escritor comenta que na década de 20, há uma quebra desse conceito. “E possível e comum existir umagrande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.”

O autor destacou estudos realizados antes do surgimento do termo culture. Acerca do desenvolvimento e demonstrou que amente do homem seria uma “caixa vazia”, com a possibilidade de adquirir conhecimento. Era através dessa aquisição, que ia sendo preenchida.

O autor tenta deixar claro que apesar do homem ser umanimal, a cultura afasta-o definitivamente desse aspecto. “O homem ao adquiri-la perdeu a propriedade animal. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições...
tracking img