Teoria sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria dos Sistemas

Surgimento da Teoria dos Sistemas
 





Alta especialização de cada área do conhecimento; Na ausência de comunicação e interacção entre as distintas áreas do saber; As teorias apenas explicam os processos e fenómenos isoladamente Devido à falta de uma visão global, que levasse em conta as inter-relações entre as partes.

Teoria dos Sistemas


A teoriados sistemas tem como principal objectivo



Sociedade, mercado e organização se revelem que cada vez mais a interdependentes e complementares.

Bertalanffy – Noção de Sistema


Cada ciência deve explicar e compreender as diferentes realidades que se observam de uma forma integrada e universal.

Características dos sistemas








Globalidade - o sistema é mais do quea soma das suas partes. Interacção - os elementos estão inter-relacionados, o funcionamento do sistema depende da inter-relação entre as partes. Estrutura - a organização e os seus elementos estão dispostos segundo uma dada estrutura, a qual define o lugar que cada elemento ocupa. Abertura - o sistema precisa dos inputs do meio ambiente, e fornece os seus outputs. Funcionamento de um mecanismo defeedback entre a organização e o seu meio externo.

Propriedades das organizações




Interacção constante com o exterior Auto-regulação: Através do mecanismo de feedback é possível receber informação do exterior, detectando alguns desvios possíveis em relação ao cumprimento dos objectivos.

Entropia negativa: tendência negativa que os sistemas fechados têm de se desorganizar e cairao longo do tempo.


Propriedades das organizações


Variedade e diferenciação: as organizações tendem a tornar-se cada vez mais complexas de modo a lidarem com a crescente complexidade do ambiente externo. Equifinalidade: tendência de adaptação.



Sistema Aberto/Sistema Fechado
Sistema aberto  Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente;


Sistemafechado  Está isolados do meio ambiente.


Entropia positiva

Entropia negativa;

Abordagem sistémica das organizações




 

As organizações são vistas como sistemas abertos compostos de diferentes partes interrelacionadas, as quais operam na prossecução de objectivos comuns. Este sistema é caracterizado não pelas suas partes, mas sim pelas inter-relações existentes entreelas. O sistema é visto como um todo. O feedback seja ele positivo ou negativo é o motor da evolução da organização.

Abordagem sociotécnica

Abordagem sociotécnica




A abordagem sociotécnica resultou dos estudos efectuados por investigadores do Instituto de Tavistock. Esta abordagem decorre essencialmente de duas premissas básicas.





O subsistema técnico e o subsistemateórico. Apoia-se em técnicas e métodos baseados na investigação-acção para intervir nas organizações.

Abordagem sociotécnica


Sist. tecnológico

Interacção

Sist. social



Sistema tecnológico, é determinado pelas exigências típicas das tarefas que são realizadas em cada organização, quer a nível de competências, conhecimentos, equipamento, matérias-primas e instalações físicas. Abordagem sociotécnica




Sistema social, constituído pelas pessoas e respectivas interacções. Tanto o sistema tecnológico como o sistema social são mutuamente dependentes, sofrendo influências um do outro.

As organizações como sistemas técnicos e humanos




Para um perfeito funcionamento da organização é extremamente necessário desenvolver uma boa relação entre o sistemahumano e não humano. Sendo assim, os sistemas tecnológicos e humanos devem ser organizados e optimizados no conjunto da organização.

Abordagem sociotécnica


Método da investigação-acção. Este método consiste num programa de estudos, experimentação e acção tendo em vista a resolução de problemas e a mudança organizacional, em que investigadores externos e membros da organização têm uma...
tracking img