Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apreciação Crítica da Teoria de Sistemas
A Teoria de Sistemas é a menos criticada ela desenvolveu os conceitos dos estruturalistas e behavioristas, pondo-se a salvo das suas críticas.
Uma apreciação crítica da Teoria de Sistemas revela os seguintes aspectos:
1. Confronto entre teorias de sistema aberto e de sistema fechado
O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas(como Biologia, Sociologia etc.). Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados.
a. A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização.
b. Um sistema organizacional rígido não pode sobreviver na medida em que não consegue responder eficazmente às mudanças contínuas e rápidas do ambiente.c. A organização como sistema aberto - como um clube, hospital ou governo - oferece ao ambiente os produtos que ele necessita .
d. O sistema precisa de constante e apurada informação do ambiente sobre sua natureza, sobre a qualidade e a quantidade dos insumos disponíveis e sobre a eficácia ou adequação dos produtos ou respostas da organização ao ambiente.
Ao contrário da abordagem de sistemaaberto, a velha perspectiva de sistema fechado levou a TGA às seguintes distorções:
a. A teoria administrativa ficou limitada às regras de funcionamento interno.
b. A perspectiva de organização como sistema fechado levou à insensibilidade da teoria administrativa tradicional, às diferenças entre ambientes organizacionais e à interdependência entre a organização e seu ambiente.
c. A perspectivada organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.
2. Características básicas da análise sistêmica
As características da teoria administrativa baseada na análise sistêmica são:
1. Ponto de vista sistêmico. A moderna teoria visualiza a organização como um sistema constituído de cincoparâmetros básicos: entrada, processo, saída, retroação e ambiente.
2. Abordagem dinâmica. A ênfase da teoria moderna é sobre o dinâmico processo de interação que ocorre dentro da estrutura de uma organização.
3. Multidimensional e multinivelada. A moderna teoria considera a organização do ponto de vista micro e macroscópico. A organização é micro quando considerada dentro do seu ambiente(nível da sociedade, comunidade ou país) e é macro quando se analisam as suas unidades internas.
4. Multimotivacional. A Teoria de Sistemas reconhece que as organizações existem porque seus participantes esperam satisfazer vários objetivos individuais por meio delas. Esses objetivos não podem ser reduzidos a um objetivo único, como o lucro.
5. Probabilística. Suas frases estão saturadas de expressõescomo "em geral", "pode ser" etc., demonstrando que muitas variáveis podem ser explicadas em termos preditivos e não com absoluta certeza.
6. Multidisciplinar. A Teoria de Sistemas é uma teoria multidisciplinar com conceitos e técnicas de muitos campos de estudo, como Sociologia, Psicologia, Economia, Ecologia, pesquisa operacional etc.
7. Descritiva. Ela descreve as características dasorganizações e da Administração. A teoria moderna contenta-se em procurar compreender os fenômenos organizacionais e deixar a escolha de objetivos e métodos ao administrador.
8. Multivariâvel. A teoria moderna assume que um evento pode ser causado por vários e numerosos fatores que são inter-relacionados e interdependentes.
9. Adaptativa. A moderna teoria administrativa assume que a organização é umsistema adaptativo. Para se manter viável (continuar a existir) em seu ambiente, a organização deve continuamente adaptar-se aos requisitos cambiantes do ambiente.
3. Caráter integrativo e abstrato da teoria de sistemas
A Teoria de Sistemas é demasiado abstrata e conceptual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais praticas. A abordagem sistêmica é uma teoria geral que cobre...
tracking img