Cultura um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
LEILA MARIA PINHO PEIXINHO












CULTURA
UM CONCEITO ANTROPOLÓGICOSalvador
2011

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
LEILA MARIA PINHO PEIXINHO









CULTURA
UM CONCEITO ANTROPOLÓGICOAtividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Gestão Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Valdineide Barreto e da tutoraProf.ª Ana Elisa Drummond.













Salvador
2011

1 INTRODUÇÃO





Para compreender mais profundamente sobre a relação da cultura com o homem, pesquisei ainda mais olivro “Cultura: Um Conceito Antropológico” do antropólogo Roque de Barros Laraia, que discute sobre: o homem é o produtor de sua cultura ou é resultado dela?
Vimos que esse estudo gera polemicas,pois as tentativas de explicar se a cultura vem da unidade biológica ou da diversidade cultural da espécie humana (determinismo geográfico).
Essa indagação resulta em várias concepções, umadelas é que a convenção de regras e a capacidade de gerar símbolos foram vistas como marcos da iniciação cultural da humanidade, e que a cultura desenvolveu-se simultaneamente com o próprio equipamentobiológico do homem.


Edward Tylor, em 1871, Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homemenquanto membro de uma sociedade. Ele foi o primeiro a formular o conceito de cultura do ponto de vista antropológico da forma como é utilizado atualmente. Na verdade, ele formalizou uma idéia que vinhacrescendo desde o iluminismo. Tylor enfatizou a idéia do aprendizado na sua definição de cultura.

John Locke, em 1690, afirmou que a mente humana era uma caixa vazia no nascimento, dotada de...
tracking img