Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura empresarial
     Cultura empresarial ou organizacional compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão , de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos.
      Naverdade, a cultura empresarial ou organizacional tem sido contemplada com um número grande de definições, mas, se não em todos eles, pelo menos na maioria, aceita-se a idéia de que ela pode sofrer mudanças (às vezes radicais) ao longo do tempo, ainda que, quase sempre, a organização (e seus integrantes) resista a elas.
      A cultura empresarial pode ser vista como resultado de um aprendizadocoletivo e que identifica ou singulariza as instituições. Nos últimos anos, tem sido comum contrapor as empresas tradicionais e as empresa da nova economia, conferindo-lhes traços culturais distintivos: as primeiras, injusta e adequadamente, consideradas jurássicas, pesadas e fadadas ao desaparecimento; e as segundas, vistas como inovadoras, ágeis e comprometidas com o futuro ( o que, convenhamos,nem sempre é verdade).
      Ainda que esta distinção (entre empresas da nova e da velha economias) venha , pouco a pouco, sendo contestada, ela reforça a idéia de que as empresas, vistas isolada ou conjuntamente, professam uma cultura e que ela está em permanente mudança.
      Estudiosos da cultura organizacional chamam a atenção para a interferência da cultura nacional na cultura empresarial,de tal forma que, em princípio, a segunda plasma a primeira, como se existissem permanentente dedos invisíveis costurando formas de relacionamento, padrões de conduta e tipos de administração. Invocam-se a este respeito o famoso jeitinho brasileiro, a afetividade e o sensualismo nas relações e o personalismo.
      O tema é bastante complexo, mas, felizmente, a literatura nesta área, nacional einternacional, é generosa e consistente. Sugere-se como textos básicos os trabalhos de Miguel P. Caldas e Fernando C. Prestes Motta, Cultura Organizacional e Cultura Brasileira, São Paulo, Atlas, 1.997 , de Maria Ester de Freitas, Cultura Organizacional: formação, tipoloogias e impacto, São Paulo, Makron Books do Brasil, 1.991 e o organizado por Maria Tereza Leme Fleury e Rosa Maria Fischer, Culturae poder nas organizações, São Paulo, Atlas, 1.990, dentre outros.
      No menu Bibliografia, é possivel encontrar, clicando-se na palavra Cultura Empresarial, uma série de obras relevantes, que poderão ajudar a ampliar e a aprofundar este conceito e ainda conferir alguns artigos
A influência da Cultura Organizacional
Fabricia Pelegrini, Assessora de Comunicação da Anjo Tintas e SolventesA cultura de uma organização pode levá-la ao sucesso ou ao fracasso, pois muitas decisões de uma empresa são tomadas com base nas normas, valores e comportamentos que definem a identidade de uma organização, ou seja, a sua cultura.

Os profissionais precisam se sentir fazendo parte, precisam estar informados, encontrar espaço para mostrar suas idéias, motivados para crescer. Só se sentindo parteda cultura organizacional é que os profissionais conseguirão "vestir a camisa" da empresa.

A cultura de uma organização geralmente é criada pela diretoria de uma empresa para ser assimilada e entendida por seus funcionários. Por isso, a importância de realizar um estudo da cultura de uma empresa antes de desenvolver um plano de comunicação. Deve-se conhecer conceitos, filosofias,comportamentos esperados dos profissionais e devem ser comunicados de uma maneira que assimilem a mudança, que terá que ser implantada sem ameaças ou sem imposição, porque a mudança acontece tranqüilamente somente se o indivíduo aceitá-la.

É importante destacar que a cultura organizacional não é algo que se possa descrever detalhadamente, mas é percebida por um profissional que entra na empresa, por um...
tracking img