Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Amanda Sousa
André Luiz Lopes
Glauria Batista
Gustavo Vieira
Iago Nunes
Kelliane Barros
Natasha Mendes














Cultura Organizacional




























Fortaleza, 2012
Amanda Sousa
André Luiz Lopes
Glauria Batista
Gustavo Vieira
Iago NunesKelliane Barros
Natasha Mendes












Cultura Organizacional







Trabalho apresentado na disciplina de Psicologia Aplicada, do curso de Administração de Empresas, da FANOR, ministrada pela Profa. Germana Siqueira, como requisito parcial de avaliação.
















Fortaleza, Maio de 2012.
SumárioIntrodução 03

1. Cultura 04
2. Conceito de Organização 05
3. Cultura Organizacional 06
3.1 Definição de Cultura Organizacional 06
3.2 Dificuldades de Mudanças 07
3.3 Níveis da Cultura Organizacional 08
3.4 Analise SWOT 09
4. Cultura X Clima Organizacional 10
4.1 Diferença entre Cultura e Clima Organizacional 10
4.2 EquipesInterdisciplinares 10
4.3 Pesquisa de Clima 11 5. Funções e disfunções da Cultura Organizacional 12

Conclusão 13

Referências 14
















Introdução

Uma das funções da Psicologia Organizacional consiste em analisar as características humanas, exigidas pelo executante, de acordo com os princípios da empresa, e baseado nessas informações realizar umaseleção cientifica dos empregados através de testes psicológicos. As ações abordadas são a seleção de pessoal, orientação profissional, fisiologia do trabalho, estudo de acidentes e fadiga, treinamento e métodos de aprendizagem. Todo este processo é orientado pela cultura da organização, ao qual o candidato almeja participar ou o trabalhador está inserido. Cada organização possui sua ética. É baseadoneste conceito que o psicólogo organizacional seleciona ou treina pessoas para fazerem parte da equipe da empresa.


O homem é um agente transformador da natureza, e a essa transformação chamamos de cultura, que são os hábitos e costumes dos grupos sociais. Na organização não seria diferente, tendo em vista que é repleta de grupos que apesar de possuírem seus próprios dogmas de conduta, devemseguir e simpatizar com a cultura organizacional da empresa, pois, só assim, se sentiram motivados e influenciados a produzirem mais e melhor.

1. Cultura

Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.


A cultura é umadas principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.


Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações:


● música
● teatro
● rituais religiosos
● língua falada e escrita
● mitos
● hábitosalimentares
● danças
● arquitetura
● pensamentos
● invenções
● formas de organização social












2. Conceito de Organização


Organização nada mais é, do que um grupo de pessoas com interesses em comum unidas a fim de alcançar os objetivos da empresa de forma mais adequada, e garantir a competitividade no mundo dos negócios. As organizações são muitoheterogêneas e diversificadas.

Existem três tipos de organização: O primeiro setor, o governo - que é de propriedade pública - o segundo setor - que são as empresas de propriedade privada - e por fim as de terceiro setor, que abrange as ONG’s e Fundações.

Cada organização possui suas próprias formalizades e regras, estilo gerenciais, formas de comunicação, benefícios, entre outros. Mesmo as...
tracking img