Cubo de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cubo de Dados – Modelo Dimensional

O modelo dimensional para construção de banco de dados para Data Warehouse é uma forma de modelagem onde as informações se relacionam de forma que pode ser representada como um cubo. Sendo assim podemos fatiar este cubo e aprofundar em cada dimensão ou eixo para extrair mais detalhes sobre os processos internos que ocorrem na empresa que em um modelorelacional torna-se muito complicados de serem extraídos e muitas vezes até impossíveis de serem analisadas.
O modelo dimensional permite visualizar dados abstratos de forma simples e relacionar informações de diferentes setores da empresa de forma muito eficaz.
O que torna o Data Warehouse mais poderoso é que informações que se situam em vários sistemas, planilhas e arquivos espalhados por todos ossetores da empresa, são reunidos em um banco de dados de forma dimensional, sendo assim tendo informações unificadas e padronizadas em um mesmo local.
Vejamos o caso de uma empresa que possui várias lojas filiais e que deseja acompanhar o desempenho de suas vendas ao longo do tempo. Um desenhista de Data Warehouse visualiza estas informações de uma forma como um cubo que pode ser descrito com trêsdimensões principais que são:
- Tempo
- Loja
- Produto
Na intersecção destas três dimensões está a quantidade de produtos que foi vendido.

Neste modelo cada cubo menor, ou seja, a intersecção entre as dimensões ou eixos representa uma quantidade de um produto que foi vendido em uma determinada loja em uma data especifica.
Mas se quisermos saber e controlar também se os produtos que foramvendidos participavam de uma promoção teríamos que ter mais uma dimensão chamada PROMOÇÃO, e se quisermos controlar em cada momento as equipes de marketing que atuaram em cima das promoções e das lojas devemos ter mais outra dimensão, e se quisermos controlar os clientes que compraram os produtos teríamos que ter uma dimensão Clientes, sendo assim teríamos um modelo com seis dimensões. Tantasdimensões não é possíveis desenhar graficamente, mas seguem o mesmo conceito de cubo, pois é possível navegar, aprofundar-se, detalhar e acompanhar os desempenhos destas dimensões ao longo do tempo. Um modelo dimensional pode ter quantas dimensões forem necessária.
Um modelo de dados dimensional é extremamente simples, isto facilita para os usuários deste banco de dados identificarem onde estãolocalizadas as informações e permite que os softwares que naveguem por estes bancos de dados com eficiência. Um outro fator importante para a modelagem dimensional é a velocidade de acesso a uma informação, com modelos simples sem muitas tabelas para relacionar, é muito rápido para extrair as informações necessárias.
Um modelo dimensional conta basicamente com uma tabela de fatos central e tabelasdimensionais ligadas diretamente a elas.

Os Fatos e Dimensões são tabelas do banco de dados, só que no modelo dimensional adquirem nomes de Fatos e Dimensões de acordo com a função da tabela.
Uma tabela de Fatos, em nosso exemplo “Fatos Vendas” contém medições sobre o negócio como a quantidade de produtos que foi vendido, contém o valor da venda e o valor unitário do produto vendido. Além destasinformações de fatos, esta tabela contém chaves para as tabelas de dimensões. Uma tabela de fatos é extremamente grande referente à quantidade de registros que contém, neste exemplo ela armazena todas as vendas de cada produto feitas em cada loja todos os dias. É comum uma tabela de fatos alcançar alguns Gibabytes logo nos primeiros meses de uso do Data Warehouse.
As tabelas de Dimensões contémdescrições textuais sobre cada um elementos que fazem parte do processo, no exemplo que citamos temos três dimensões (Tempo, Loja e Produto) as tabelas dimensionais contém vários atributos que descrevem em detalhes todas as características que possam definir e serem úteis para futuras pesquisas no Data Warehouse.
A dimensão Produto deve ter descrições curtas e detalhadas sobre o produto, deve...
tracking img