Crise do capitalismo e regimes totalitarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ANO DE 1929
Os Estados Unidos alcançaram grande expansão depois da 1ª Guerra Mundial. Exportavam produtos industrializados para a Europa e para outras partes do mundo. A euforia capitalista criouo american way of life, que se caracterizava pelo consumismo.
Com o fim da guerra (1918), os países europeus voltaram a organizar sua estrutura produtiva e reduziram suas importações. No entanto, aprodução norte-americana continuava a crescer. Surgiu, então, uma crise de superprodução. O grande marco da crise foi a queda das ações na Bolsa de Nova York (1929). O mundo inteiro sofreu reflexosda crise.

AVANÇO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS

Houve o recuo das idéias liberais em diversos países do mundo. Fortaleceram-se as atribuições do Poder Executivo.
As elites européias temendo oavanço do socialismo apoiaram a ascensão dos regimes totalitários, que prometiam impor ordem e disciplina em toda a sociedade.

FASCISMO NA ITÁLIA

Regime político de caráter autoritário que surge naEuropa no período entre-guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini , no período de 1919 a 1943.

Suas principaiscaracterísticas

o totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado.
o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento.
e o corporativismo, em que os sindicatospatronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho.
O fascismo nasce oficialmente em 1919, quando Mussolini funda, em Milão, o movimento intitulado Fascio deCombatimento, cujos integrantes, os camisas pretas (camicie nere), opõem-se à classe liberal.

Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma, e Mussolini é convocado para chefiar o governoem uma Itália que atravessa profunda crise econômica, agravada por greves e manifestações de trabalhadores urbanos e rurais.
Em 1929 há um endurecimento do regime, que significa cerceamento à...
tracking img