A crise do Capitalismo e os Regimes Totalitários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise do Capitalismo e os Regimes Totalitários
O ano de 1929 marcou o início de uma grande crise do Capitalismo e a ascensão dos regimes Totalitários, como o Nazismo e o Fascismo. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estado Unidos eram considerados como a maior potência do mundo. Entretanto, a partir de 1923, a nação começou a enfrentar alguns problemas.
Em 1929, os Estado Unidos viviam umcenário de aparente crescimento econômico e prosperidade. Nesse contexto, o governo não interferia nas regras de mercado.
O desenvolvimento industrial foi muito rápido e acabou beneficiado pela intensa mecanização do trabalho, o que acabou alavancando os números do desemprego.
Os Estados Unidos continuavam a exportar muitos produtos industrializados para a Europa. Foi então que o inesperadoaconteceu: as ações da Bolsa de Nova Iorque começaram a cair intensamente em 1929 e o mundo todo começou a sentir os efeitos dessa queda.
A crise de 1929 foi uma das piores da história e levou o governo norte-americano de Franklin Roosevelt a implantar o New Deal – um conjunto de medidas que buscava conciliar os interesses da iniciativa privada com a intervenção do Estado na Economia.
Essa criseeconômica mundial serviu para fortalecer os Regimes Totalitários, como o Fascismo, na Itália; e o Nazismo, na Alemanha.








Fascismo E Nazismo
O Fascismo surgiu devido à crise econômica vivida pela Itália a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Embora tendo ficado do lado vitorioso da Guerra, a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento nainflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.
O monarca, Rei Vitor Emanuel III, foi incapaz de atender às reivindicações das manifestações populares, enquanto as classes médias e altas ficavam apavoradas com estas manifestações dos trabalhadores.
Foi quando Benito Mussolini fundou uma organização chamada “fasci di combattimento”, junto com ex-combatentes e desempregados efinanciada por industriais. Tal organização transformou-se no Partido Nacional Fascista, e se utilizava de ações violentas para tentar restabelecer a ordem no país. O Rei acabou por encarregar Mussolini de formar um novo governo, em 1922.

O Nazismo nasceu também após a Primeira Guerra Mundial, período a partir do qual a Alemanha entrou em crise econômica que desestrutura a produção e o comércio dopaís. Esta crise permitiu a ascensão do poder do partido Nazista, liderado por Adolf Hitler.
A partir das idéias racistas de Hitler e de seu poder de persuasão, surgiu na Alemanha um regime totalitário e militar que era baseado na idéia de regeneração nacional, a qual se daria por meio do extermínio das raças consideradas impuras (judeus, cristãos, negros, etc). Durante este regime aconteceu oHolocausto, episódio da história mundial em que milhares e milhares de pessoas foram mortos cruelmente por uma nação completamente dominada pelas idéias nazistas.
Ambos, fascismo e nazismo, acabaram influenciando as idéias políticas no mundo todo, chegando fatalmente ao Brasil e influenciando a história política do nosso país, especialmente no período da ditadura militar.
Os regimes fascistas enazistas acabaram por adquirir grande poder popular e admiração das classes trabalhadoras, pois criaram leis e se posicionavam ao lado destas classes, mesmo que de forma fictícia. Faziam eventos e trabalhavam a mentalidade do povo de modo a aumentar sua auto-estima e o sentimento de nacionalismo, pois precisavam do povo ao seu lado para realizar suas propostas políticas. O Nazismo, por exemplo,realizou um grande programa social para as massas populares, dando-lhes férias, esportes dentre outras conquistas que antes não existiam. A idéia era “distrair” a atenção das pessoas beneficiando-lhes, para que assim pudessem tê-los ao seu lado, enquanto que se utilizavam destas mesmas pessoas para exterminar muitas outras, seja física ou moralmente. Sua essência, portanto, está no totalitarismo,...