A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios

A crise do Capitalismo e os regimes Totalitários Após a Primeira Guerra Mundial ,os Estado Unidos se destacaram como a mais importante potência do mundo. Entre 1923 e 1929, os Estado Unidos viveram um momento de intensa euforia .acreditava-se que a aparente prosperidade duraria para sempre e que o estilo de vida norte – americano ( AmericanWay of Life ) , jamais poderia ser alcançado por qualquer outra sociedade. Esta situação parecia ser o resultado de um base sucedida combinação de vários fatores: governo não intervinha na economia ,acreditando que as próprias regras do mercado eram suficientes para garantir ; o crescimento econômico e a prosperidade; desenvolvimento industrial do país era beneficiado por intensa mecanização. Noplano agrícola tudo parecia crer que a prosperidade também séria infinita. Por fim ,é bom lembrar que também a indústria do cinema se desenvolvia rapidamente .HOLLYWOOD já era a capital mundial do cinema ,produzindo ídolos e mitos para consumo em larga escala.

CRESCIMENTO E A POBREZA

O setor agrário por exemplo, cuja produção no Início dos anos 20 resultava em vendas que chegava amais de 15 bilhões de dólares, vê este número despencar para menos da metade por volta de 1929
Ao mesmo tempo todo o progresso técnico acabava resultando em mais desempregados enquanto o salário real dos trabalhadores era reduzido progressivamente .
Na prática ,isto significava que apesar da produção crescente um número cada vez maior de pessoas não tinham poder de comprar ,sejaem função do desemprego seja devido á redução do salário real
Assim, o CRESCIMENTO da pobreza fazia com que o crescimento da economia fosse desfrutado por um número cada vez menor de pessoas.
Apesar da ilusão de prosperidade, o pesadelo iria começar.
Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dosEstados Unidos.

A “QUEBRA” DA BOLSA DE NOVA IORQUE

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações. Emoutubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. A crise,também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA , a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação desteproduto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira . Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram ainvestir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira. A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a...
tracking img