Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.3 ANDROID

Desenvolvido pelo Open Handset Alliance (OHA), um grupo formado por empresas do mercado de telefonia móvel, Android é, segundo Lecheta (2010), uma plataforma para dispositivos moveis única e aberta que inclui um sistema operacional e aplicativos de características essenciais. O objetivo do Open Handset Alliance foi definir uma plataforma de flexível para o desenvolvimento deaplicações coorporativas. Com isso, o Android é uma plataforma móvel completa, apresentando conceitos de outros sistemas, além de inúmeros conceitos novos para o segmento móvel.

Figura 5. Smartphone executando o sistema operacional Android.
Fonte: ENGADGET (2010).

2.3.1 Arquitetura

A arquitetura do sistema operacional Android é dividida em basicamente quatro Camadas: Kernel Linux 2.6,bibliotecas, framework para aplicações e as próprias aplicações, alem disso possui a porção Android runtime, necessária para a execução de aplicativos no dispositivo (Google 2011). Cada camada possui módulos internos especializados na resolução de tarefas específicas. A Figura 1 ilustra tais camadas conforme a posição em que se encontram.

Figura 6. A arquitetura da Plataforma Android.
Fonte:Google (2011).

2.3.1.1 Kernel Linux

O nível mais baixo de toda arquitetura do sistema operacional Android, conforme especificado pela Google (2011), encontra-se o kernel Linux 2.6, no qual a arquitetura do sistema é baseada. Esta camada é responsável pelas funcionalidades que tem como objetivos o controle dos serviços relacionados à segurança, drivers, gerência de memória, gerência de processos epilha de rede. No certa forma, esta camada é responsável pela comunicação entre hardware e software.

2.3.1.2 Bibliotecas

Esta camada carrega um conjunto de bibliotecas na linguagem C/C++ usadas pelo sistema. Estas bibliotecas podem ser acessadas apenas através da camada de nível três e contemplam módulos que servem como base para as aplicações. Alem disso, as bibliotecas suportam os maisvariados formatos de áudio e vídeo , bem como imagens estáticas, sistema gráfico de aceleração 2D e/ou 3D, um renderizador de fontes Bitmap ou vetoriais, funções de acesso ao banco SQLite, um motor para navegação Web e as bibliotecas padrões C/C++ derivadas do Berkeley Software Distribution (BSD), largamente usadas para dispositivos baseados em Linux (GOOGLE, 2011).

2.3.1.3 Android RuntimeA máquina virtual Android, segundo Google (2011), encontra-se em paralelo as bibliotecas. No Android não existe uma maquina virtual Java (JVM), mas sim a maquina virtual Dalvik que possibilita o desenvolvimento de aplicações em Java, alem de ser otimizada para executar em dispositivos moveis (LECHETA, 2010).
Lecheta (2010) afirma que, ao compilar o bytecode(.class), este é convertido para oformato especifico da maquina virtual Dalvik, o formato .dex (Dalvik Executable),que representa a aplicação Android compilada.
Com isso, após a aplicação Android ter sido compilada, juntamente com outros recursos possivelmente utilizados como, por exemplo, imagens e bibliotecas, é gerado um arquivo único com extensão .apk (Android Package File), que é a aplicação pronta para ser instalada em umdispositivo com sistema operacional Android (LECHETA, 2010).

2.3.1.4 Framework

Nesta camada, os desenvolvedores tem acesso aos mesmos recursos utilizados pelas aplicações do sistema operacional Android, podendo fazer uso, mediante algumas restrições de segurança, de recursos dispostos por outras aplicações. Segundo Google (2011), esta camada foi totalmente escrita em Java e constitui a basepara os aplicativos, com o qual é possível fazer a reutilização e substituição de componentes.

2.3.1.5 Aplicações

Esta é a camada mais alta da arquitetura da plataforma Android, onde se encontram os aplicativos como gerenciador de e-mail, browser, mapas, calendários, jogos e outros tipos de aplicações, escritos na linguagejm Java e convertidos para arquivos .dex, um bytecode da maquina...
tracking img