Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um estudo sobre Android
Isabel Cristina de Lima, Valderi Reis Leithardt
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos ( FACENSA)
isabellima@academico.facensa.edu.br,valderi@professor.facensa.edu.br
Resumo.
Este artigo apresenta o sistema operacional para dispositivosmóveis Android. É feita uma apresentação do sistema e de suas versõesmostrando quais são mais utilizadas atualmente. A seguir, édescrita comdetalhes a arquitetura do sistema. O estado da arte do sistema é mostradoatravés das versões 3.0 e 3.1, voltadas para tablets, e das diferenças entreelas e as versões anteriores. Por fim, são mostradas as diferenças entre Android e outros sistemas similares, através de uma tabela comparativa.
1. Introdução
A partir de 2005, quando o Google comprou uma pequena empresa chamadaAndroidInc, que desenvolvia software para dispositivos móveis, começaram a surgir rumores deque a empresa iria lançar um smartphone. Em 2007, o projeto foi anunciado: em vez deum aparelho específico, foi lançado um sistema operacional para smartphones, oAndroid.Em novembro de 2007, o projeto foi transferido para a Open Handset Alliance,fundação formada pelo Google, empresas de telefonia, fabricantes deaparelhos edesenvolvedores de software. A Open Handset Alliance lançou oficialmente o Androidem outubro de 2008.Android é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux. Istodeveria significar que o acesso ao código é liberado e que qualquer um comconhecimentos de programação pode fazer alterações no sistema. Na realidade, o códigodas versões 3.0 e 3.1 ainda não foi liberado.Atualmente,além de smartphones, o sistema operacional Android é tambémutilizado em tablets. Há também a utilização em máquinas com processadores x86,principalmente netbooks. O porte do Android é realizada por grupos como o projetoAndroid-x86[Android-x86 2011]. A fabricante de processadores Intel apoia o projeto,inclusive disponibilizando instruções de instalação do Android-x86[
Intel EmbeddedDesign Center –Android 2011]
e um vídeo demonstrando a instalação[
Intel EmbeddedDesign Center 2011
]. A empresa também está trabalhando para que a versão 3.0 doAndroid, voltada para tablets, possa ser utilizada neste tipo de dispositivo com seusprocessadores.No primeiro trimestre de 2011, o Android se tornou o sistema operacional móvelmais vendido, sendo responsável por 35% dos aparelhos adquiridosnesseperíodo[Canalys 2011].

2. Android
Segundo [Android Developers – What is Android 2011], Android é uma pilha desoftware para dispositivos móveis, que inclui um sistema operacional, middleware eaplicações. O Android SDK providencia as ferramentas e APIs para começar adesenvolver aplicações na plataforma Android usando a linguagem de programaçãoJava. Também há o NDK, um conjunto de ferramentas quepermite embebercomponentes que fazem uso de código nativo ( C ou C++ ) em aplicações Android[Android Developers – NDK 2011].
2.1. Versões
O seguinte gráfico mostra a distribuição das versões do Android em uso no período dequatorze dias terminando em 1 de junho de 2011.

Figura 1. Distribuição das versões do Android.[Android Developers – Platformversions 2011 ]
Pode-se notar que a versão maisutilizada é a 2.2, conhecida como Froyo. Asversões 3.0 e 3.1, exclusivas para tablets, representam uma parcela ínfima do mercado.Um dos principais motivos é que se tratam de versões muito recentes, com poucosdispositivos que as utilizam.
2.2. Arquitetura
A seguir serão descritos os principais componentes do sistema operacional Android[Android Developers – What is Android 2011].
2.2.1. ApplicationsSão as aplicações nativas do sistema e as desenvolvidas por terceiros. Android vem comum conjunto de aplicações incluindo um cliente de e-mail, programa de SMS,calendário, mapas, browser, contatos, e outros. Todas são escritas utilizando alinguagem de programação Java.
2.2.2. Application framework
São as APIs, utilizadas tanto pelas aplicações nativas quanto pelos desenvolvedores.

2.2.3....
tracking img