10 Novas competencias para ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR



RESUMO

O seguinte trabalho foi desenvolvido com bases do estudo de um livro. Tendo como o título, “10 Novas Competências para Ensinar”, e o autor Philippe Perrenoud. O ofício de professor deve consagrar temas como a prática educativa, a profissionalização docente, o trabalho em equipe, projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogiasdiferenciadas, e propostas concretas. O autor toma como referencial de competência adotado em Genebra, 1996, para uma formação continua. O professor deve dominar saberes a ser ensinados, ser capaz de dar aulas, de administrar uma turma e de avaliar. Ressalta a urgência de novas competências, devido às transformações sociais existentes. As tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana emesmo o pensamento. A prática docência tem que refletir sobre o mundo. Os professores são os intelectuais e mediadores, interpretes ativos da cultura, dos valores e do saber em transformação. Se não se perceberem como depositários da tradição ou percursos do futuro, não será desempenhar esse papel por si mesmos. O currículo deve ser orientado para se designar competências, a capacidade demobilizar diversos recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para enfrentar, solucionar uma serie de situações. Dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores do ensino fundamental.


Palavras-chave: Competências. Participar. Autonomia.


1 INTRODUÇÃO

O ofício do professor está se transformando: trabalho emequipe e por projetos, autonomia e responsabilidade crescentes, pedagogias diferenciadas, centralizadas a relação com o saber e com a lei delineiam em roteiro para cada novo ofício. O livro privilegia as práticas inovadoras emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e contínuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas querecorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva. Dez grandes competências foram escolhidas e desenvolvidas: 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem; 2) administrar a progressão das aprendizagens; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 5) trabalhar em equipe; 6)participar da administração daescola; 7) informar e envolver os pais; 8) utilizar novas tecnologias; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; 10) administrar a própria formação contínua.

O professor deve estar ciente de que não é necessário apenas conhecer e dominar as matérias que leciona, mas dominar competências, que antes era restrita apenas aos inovadores. Algumas formas de lecionar já estão ficandocompletamente no passado, já que o professor está ciente de que é necessário que suas aulas sejam bem absorvidas pelos alunos, ou seja, eficaz. Não adianta dominar o assunto se não souber fazer com que o aluno goste e aprenda o que está sendo passado.

O livro nos esclarece que o ensino é uma evolução, porém nem todos estão dispostos a seguir essas competências. Muitos por medo de inovar, outrospor achar que seus métodos são eficazes e que, portanto, não necessitam de novas competências.

Essas competências deveriam entrar na formação dos professores, para que desde o começo eles possam adquirir uma visão mais reflexiva dos assuntos relacionados ao ensino, sendo necessário desenvolver esse tipo de habilidade no professor. Uma análise crítica da forma como leciona e dos erros e acertosem sala de aula são abordados de forma a estimular que todo professor tenha essa consciência de que pode estar errando em algum ponto, e que pode melhorar. Da mesma forma como pode aprimorar os acertos, dando mais qualidade as suas aulas e ao seu próprio desenvolvimento profissional.

O livro estimula o bom entendimento entre aluno e professor. Mostrou como fica difícil quando não há uma boa...
tracking img