Crise 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fábula das Abelhas

O liberalismo moderno de Hayek e a sua ideia de ordem espontânea estão ancorados na filosofia de quatro pensadores principais, Bernard de Mandeville, David Hume, Adam Smith eAdam Ferguson - isto é, no iluminismo escocês do século XVIII e, em particular, em Mandeville e Hume.

O ponto de partida da ordem espontânea de Hayek é Mandeville. Hayek orgulhava-se de terdescoberto Mandeville para o pensamento liberal, e não se cansava de enfatizar a influência que ele teve sobre os outros três pensadores mencionados.
Num livro publicado em 1714, sob o título The Fable ofthe Bees or Private Vices Public Virtues (repare-se no subtítulo) Mandeville conta o modo como milhões de abelhas, cada uma prosseguindo os seus próprios fins, motivadas pelos seus interesses e paixõese, não raro, vícios e depravações, constroem uma colmeia perfeita e altamente complexa, que nenhuma delas individualmente, por mais inteligente que fosse, alguma vez seria capaz de construir por sisó ou por alguém às suas ordens. É nesta analogia da colmeia que Hayek funda a ideia de ordem espontânea nas sociedades humanas.
A tese central de Mandeville era a de que , embora todos os homensinvocassem os princípios da moral tradicional para justificar os seus comportamentos, como os da solidariedade, do bem comum, do interesse público, do altruísmo, da caridade, da igualdade, etc., na práticaninguém os seguia, e que o comportamento humano era governado pelo egoísmo, pela vaidade, pelo orgulho e pelo vício, no mais literal sentido do termo. Até aqui a tese não era verdadeiramenteoriginal.
Aquilo que a tornou surpreendente foi o facto de Mandeville prosseguir para demonstrar que o egoísmo, a vaidade, o orgulho, o luxo e, geralmente, os vícios humanos, longe de serem danosos para acomunidade, eram precisamente o material de que se faziam as sociedades grandes e prósperas (daí o subtítulo: Vícios Privados, Virtudes Públicas). Os versos mais vezes citados da Fábula resumem a...
tracking img