Crise estados unidos 2008-2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise econômica de 2008 a 2012

A crise econômica que vem atingindo os Estados Unidos desde 2008 até os dias atuais é também chamada de Grande Recessão, essa crise financeira internacionalocorreu apartir da falência do tradicional banco de investimento dos Estados Unidos - Lehman Brothes que teve sua fundação em 1850. Devido á falência desde banco outras grandes instituições financeirastiveram que fechar as portas, esse processo ficou conhecido com “crise dos subprimes”. As financeiras americanas confiaram em clientes que não tinham bom histórico de pagamentos de suas dividas nosúltimos anos. Esses clientes davam suas casas como garantia de pagamento, porém ouve certa época que o mercado imobiliário entro em crise, com a queda dos preços dos imóveis foram reduzido as garantiasde empréstimo. Em 2007 com a dificuldade para novos empréstimos ouve queda no numero de compradores de imóveis o que afetou ainda mais a crise nesse setor.

O golpe final ocorreu quando núcleo dosistema financeiro que é conhecido como mercado de empréstimo interbancário parou. Os bancos centrais de todos os países desenvolvidos se viram na obrigação de rapidamente injetar volume de seusrecursos no sistema financeiro mundial, e a estender credito para uma variedade de papeis financeiros, e instituições jamais socorridas anteriormente. Até mesmo bancos que não trabalhava com chamado “creditopodre” foram atingidos.

Em seguida, como o receio que a crise chegasse a chamada “economia real” os bancos foram conduzidos a injetar liquidez no mercado interbancário para evitar o efeito dominocom a quebra de outros bancos. O governo dos Estados Unidos passou a socorrer ativamente as empresas financeiras em dificuldades, foram destinados cerca de 700 bilhões de dólares para socorrer osbanqueiros. A União Europeia também destinou centenas de bilhões de euros na tentativa de salvar seus bancos.

Devido essa crise, no Brasil ocorreu baixa das cotações das ações em bolsa de valores e...
tracking img