Criatividade organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindoum foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organizaçãotenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez das mudanças e da implementação de novos serviços e produtos.
No passado, o que imperava era o valor da padronização dos processos de trabalho, mas agora o cernesão as pessoas, como assimiladoras e criadoras do conhecimento que as organizações precisam para serem competitivas. Estamos no terceiro milênio! Os concorrentes estão em qualquer lugar não maisreduzidos a aspectos geográficos, não há fronteiras e, dessa forma inicia-se um processo de revitalização dos seres humanos e de sua capacidade criativa, conhecedora e de aprendizagem constantediferenciando-o através dos seus talentos.
As pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio da televisão, dos jornais, de revistas, da Internet, dos telefones ou da mídia. Porém, a forma de seutilizar e combinar tudo o que se tem disponível diferentemente do concorrente é que pode significar lucros para a empresa.
Mas como incentivar e expandir essa competência pelo maior número possívelde pessoas na empresa? A primeira etapa é concernente ao formato de gestão da própria organização. Se ela não permitir o afloramento destas características nos seus colaboradores, a criatividade ficarálatente ou apenas restrita aos projetos pessoais de cada um, mas não terá lugar na sua vida profissional.
Criatividade e inovação são importantes? Qualquer organização dirá que sim! Afinal nummundo mutante, a estagnação é a entropia! Mas há coerência entre o discurso e a ação? Aí é uma outra conversa... E esta incoerência pode manifestar-se de várias formas: o líder que não ouve aquela idéia...
tracking img