Criar eap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
Adaptado de SOTILLE, Mauro A. et al. Gerenciamento do Escopo em projetos. 2ª. Ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2009. Considerando que uma imagem é melhor do que mil palavras, é interessante termos um instrumento que seja capaz de expressar por meio de uma imagem as entregas previstas para o projeto. A EAP é a expressão da línguaportuguesa para WBS (work breakdown structure). De acordo com o PMI (PMI,2008:116), ela representa uma “decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executada pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto”. Por meio deestrutura semelhante a um organograma, a EAP representa o que deverá ser entregue pelo projeto. Ela permite detalhar quais as entregas que devem ser geradas em função dos objetivos do projeto. A organização das entregas por meio de uma EAP vem sendo fortemente utilizada nos projetos de sucesso em todo o mundo, já que permite o esclarecimento à equipe do projeto, fornecedores, clientes,patrocinadores e demais interessados sobre o que se espera em termos de resultados do projeto e, conseqüentemente, do que será monitorado e controlado. Se o gerente de projetos optar por estruturar a EAP em função das fases do ciclo de vida do projeto e de seus componentes terá maior facilidade para alocar/controlar os custos do projeto e sua organização, uma vez que a conta de controle corresponde àfase/subfases do projeto. Decompondo o escopo Desde o início do projeto devemos pensar nele de uma forma sistêmica, isso é, pensar nele como um todo e em suas partes (decomposição hierárquica). Pelo glossário do PMI (2008), a decomposição é “uma técnica que subdivide o escopo do projeto e as entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis até que o trabalho do projeto associadoà realização do escopo do projeto e ao fornecimento das entregas seja definido em detalhes suficientes para dar suporte à execução, ao monitoramento e ao controle do trabalho”.

2

Definir componentes menores facilita a estimativa de prazo, custo e recursos para sua conclusão; auxilia na definição de critérios para monitoração e controle do desempenho e viabiliza uma atribuição deresponsabilidade mais adequada à realidade do projeto. Apesar de outras áreas de aplicação realizarem decomposição utilizando modelos de estruturas analíticas semelhantes a uma EAP, não devemos confundi-la com outras. Uma estrutura analítica de riscos, organizada por categoria de risco, ou uma estrutura analítica de recursos, categorizada pelo tipo de recurso, ou uma lista de preço de materiais, que compõe aárvore do produto, ou um organograma, que representa os órgãos da empresa, são ferramentas usadas em outras áreas de conhecimento abordadas pelo gerenciamento de projetos. Estratégia possível para a criação de uma EAP O gerenciamento do conhecimento aplicado a um projeto deve coletar, armazenar e disponibilizar as informações históricas e as lições aprendidas em outros projetos, viabilizando oaprendizado com o passado. Assim, uma EAP de um projeto específico poderá ser utilizada parcialmente em outro projeto semelhante. É comum a empresa definir modelos que deverão ser utilizados em seus projetos, facilitando a criação e padronizando a estrutura de uma EAP. O quadro 1 não é uma abordagem obrigatória, mas representa uma estratégia possível para criação de uma EAP onde as fases do ciclo devida são apresentadas no segundo nível. Salientamos, entretanto, que podemos escolher uma estratégia onde o projeto seja decomposto por área geográfica ou partes componentes e não por fases do ciclo de vida.
Quadro 1

ESTRATÉGIA POSSÍVEL PARA A CRIAÇÃO DE UMA EAP
1 - Escrever o nome do projeto no primeiro nível (nível 0) da EAP. 2 - Iniciar o segundo nível com as entregas de Gerenciamento...
tracking img