Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE VALENTE-BA





[1]Gervásio Mota Barreto



RESUMO

Esse artigo foi elaborado tendo em vista o papel e a importância da língua inglesa na atualidade, e os problemas existentes em seu ensino na escola pública. O principal objetivo deste trabalho foi identificar os principais problemas deensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas da Rede Estadual, mais precisamente no Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo e os dados foram coletados utilizando questionários junto a professores de língua inglesa do municio de Valente-Ba. Os dados mostraram que as principais dificuldades são a falta de um bom material didático, a falta de empenho por parte dos alunos e ainsuficiência da carga horária. Como propostas por melhorias foram atribuídas responsabilidades ao Estado: recursos didáticos e formação - e aos próprios professores: atitude de incentivo e criatividade nas aulas.

PALAVRAS-CHAVE

Dificuldades na aprendizagem. Língua inglesa. Ensino de inglês.


INTRODUÇÃO

A maioria das informações que circula pela internet encontra-se em inglês, asmúsicas preferidas dos jovens são em inglês, e esta é ainda a língua mais presente nas tecnologias de comunicação e informação. Entendendo a Língua Inglesa (LI) como principal língua usada para comunicação internacional e também constatando o seu uso constante em conjunto com as tecnologias de comunicação e informação na atualidade, acredita-se que um trabalho de pesquisa dentro deste contexto seja degrande valia, uma vez que as dificuldades encontradas diariamente no processo ensino-aprendizagem, por uma grande quantidade de professores são evidentes. Verifica-se desinteresse por parte dos alunos, insatisfação e reclamações dos discentes e docentes com as aulas ministradas.
O tema foi escolhido pelo fato de que na escola pública encontra-se a grande maioria dos alunos matriculados noensino médio e também pelo motivo de o pesquisador desse projeto ser professor de Língua Inglesa do ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual, convivendo diariamente com as dificuldades de ensino-aprendizagem em sala de aula. Acredita-se que atividades de pesquisas voltadas para essa finalidade podem trazer soluções, aprimoramento e melhoria em suas práticas pedagógicas.
Diantedisso, foi estabelecido como problema de pesquisa: O que dificulta a aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio nas escolas da rede estadual em Valente-BA?
Este artigo tem como objetivo identificar os principais problemas de aprendizagem dos alunos, segundo o ponto de vista dos professores de Língua Inglesa no Ensino Médio nas escolas da rede estadual do município.
Para a elaboraçãodeste artigo, foi realizada uma pesquisa junto aos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio em 100% dos colégios da rede pública estadual do município de Valente-BA: Colégio Estadual Wilson Lins e Colégio Estadual César Borges. Como técnica de pesquisa foi aplicado um questionário composto por quatro questões, sendo duas subjetivas e duas objetivas a serem respondidas, por escrito, por 100%dos professores dos colégios citados. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa para as questões subjetivas, condensando-se as respostas dos professores; e quantitativa, via tabulação em percentuais para as questões objetivas.
Os próximos tópicos do artigo são o referencial teórico e os resultados da pesquisa, com devida análise e considerações finais.

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEMDA LÍNGUA INGLESA

Atualmente, a importância e necessidade da língua inglesa (LI) e, portanto estudos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da mesma são relevantes, conforme consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira:
[...] objetiva-se restaurar o papel da Língua Estrangeira na formação educacional. A aprendizagem de uma língua...
tracking img