Creonte x antigona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
Bom dia caros colegas e estimada professora estamos aqui reunidos no intuito de oferecer denuncia contra a ré Antígona , a qual foi presa em flagrante delito realizando ritos fúnebres aseu irmão Polinices ,que fora considerado traidor de Tebas por seu soberano rei Creonte. Pelo motivo de ter pego em armas e lutado ao lado do inimigo contra os exércitos de Tebas, sua pátria incorrendono crime de traição conforme o art.355 do C.P.M,sendo fato consumado então o descumprimento do decreto publico, onde estava explícito que quem fosse pego realizando os atos fúnebres ou ate mesmolamentando pelo traidor teria como sanção a morte.
ACUSAÇAO
1º momento
Como é possível ver na visão de Miguel Reale nosso sistema de leis baseia se no fato no valor e na norma, ou seja, natridimensionalidade do direito, então em relação à acusada neste caso Antígona esta descumpriu intencionalmente a norma (decreto de Creonte onde estava expresso que aquele que viesse a sepultar o traidorPolinices teria como pena a morte), quanto ao fato prestou homenagens e sepultou o corpo do traidor da pátria e o valor nesse caso negativo, pois se não impetrasse sansão a Antigona cairia por terra o poderdo estado representado pela pessoa do rei Creonte possibilitando que o povo viesse a insurgir contra um estado que não tem o poder de punir quem se opõem a ele, pois sem o cumprimento das leis adesordem toma conta da sociedade.
2º momento
Cabe lembrar que as regras jurídicas nos são impostas valem independente de nossa adesão, podemos sim criticá-las, mas mesmo assim agir em conformidade comestas por tais motivos as leis são coercitivas temos ai a heteronímia das leis. E se falando em coação senhores diz se que esta pode chegar ate ao extremo de tirar o bem maior que é a vida em detrimentoda ordem publica, ou seja, o bem da coletividade.
3º momento
E reafirmo a culpa de Antigona, pois esta descumpriu por mais de uma vez o decreto de seu rei tentando novamente sepultar o traidor da...
tracking img