Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4/23/2012

1. Métodos e Técnicas em Ergonomia
Gabriel Inácio Pedro Keller Marianna Barcelos Solaine Sampaio

1. Métodos e Técnicas em Ergonomia

A ergonomia é a ciência que estuda a interação entre o homem e o seu universo de trabalho, como máquinas, equipamentos, mobiliário, ambiente físico e organizacional. Visando a segurança, eficiência e uma melhor qualidade de vida. A ergonomia tempor pedra fundamental a unidade ambiente-homem-máquina. É uma ciência que une dois vieses: as ciências naturais, por meio da biologia, fisiologia, química e física, e as sociais, considerando os aspectos da antropologia, psicologia e sociologia.

Métodos e Técnicas em Ergonomia

1

4/23/2012

1.1 Abordagem Sistêmica da Ergonomia
Um sistema é composto pelos seguintes elementos: Fronteira: é o limite do sistema;  Subsistemas: componentes do sistema que estão contidos dentro da fronteira;  Interações: são as relações entre os subsistemas;  Entradas: insumos do sistema;  Saídas: produtos do sistema;  Processamento: são as atividades desenvolvidas que interagindo entre si, convertem as entradas em saídas;  Ambiente: variáveis internas ou externas do sistema que podem influir emseu desempenho.
Métodos e Técnicas em Ergonomia

1.1 Abordagem Sistêmica da Ergonomia
Esquema de um sistema.

Métodos e Técnicas em Ergonomia

2

4/23/2012

1.1 Abordagem Sistêmica da Ergonomia
O sistema homem-máquina-ambiente é a unidade básica da ergonomia. As máquinas são divididas em dois tipos básicos: as tradicionais, e as cognitivas. A interação entre o homem-máquina-ambientepode ser exemplificada em uma situação de subir uma ladeira utilizando o automóvel.

Métodos e Técnicas em Ergonomia

1.2 Projeto de Pesquisa
 O projeto tem o intuído de direcionar as atividades de pesquisa, estabelecer critérios, objetivos e metas.  Todos devem saber os objetivos da pesquisa.  A condições da pesquisa devem representar da forma mais fiel possível a realidade que sepretende verificar.  Pesquisas anteriores são extremamente úteis. Atentar-se para a metodologia da pesquisa, equipamentos e pessoas que participaram do experimento.  Como todo projeto de pesquisa alguns itens são indispensáveis: objetivo, justificativa, metodologia, equipe, cronograma e orçamento.

Métodos e Técnicas em Ergonomia

3

4/23/2012

1.3 Realização da Pesquisa
A ergonomia é umaciência experimental, portanto observações e experimentações em ambientes controlados são essenciais para boas conclusões de pesquisa. Experimentos realizados em laboratório têm um maior controle nas variáveis, podendo ainda serem manipuladas. Os experimentos de campo podem ser realizados de modo controlado. A tabela abaixo compara os aspectos da pesquisa de campo e em laboratório.
CaracterísticasRealismo Controle Tempo Custo Interferência Generalização Experimento de laboratório Simulado Alto Reduzido Baixo Baixa Riscos maiores Experimento de campo Real Baixo Longo Alto Alta Riscos menores

Métodos e Técnicas em Ergonomia

1.3.1 Variáveis do Sistema
As variáveis utilizadas em ergonomia geralmente relacionam o homem, a máquina e o ambiente. As variáveis do sistema podem serindependentes (entrada no sistema) ou dependentes (saída do sistema). A tabela abaixo cita algumas variáveis frequentemente utilizadas como pesquisa na área de ergonomia, conforme Iida (2005):
Homem Antropometria e biomecânica (força muscular, dimensão do corpo) Índices fisiológicos (ritmo cardíaco, temperatura corporal) Percepção e cognição (visão, audição, cinestesia) Desempenho (tempo, erros, acertos)Acidentes Variáveis clínicas (dores, consultas médicas) Subjetivas (estresse, conforto) Máquina Ambiente Físico (temperatura, umidade, ruído) Psico-social (liderança, motivação, monotonia) Sistema

Nível tecnológico

Subsistemas (interações)

Dimensões

Postos de trabalho (postura, movimentos)

Painéis

Produção

Controles Arranjos

Organização do trabalho (horários, turnos,...
tracking img