Crack: um grave e complexo problema de saúde social e pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
Drogas é toda e qualquer substância que provoca alterações psíquicas e físicas em seus usuários.
As drogas tem uma longa trajetória. Desde os primórdios o uso de ervas quemodificavam funções psíquicas e motoras estava presente em rituais e cultura daquele povo. Existem várias drogas, encontradas das mais variadas formas, com poder de ação no organismo e dependência que alteramde uma para outra, o crack, droga que tem devastado pessoas, famílias e sociedade, trazendo um rastro de destruição por onde tem rapidamente se alastrado.


2. CRACK
2.1 UM GRAVE E COMPLEXOPROBLEMA DE SAÚDE SOCIAL E PÚBLICA

No Brasil, por muito tempo, o uso de entorpecentes não tinha nenhum controle por parte do estado. Em locais freqüentados pela classe média alta estas substâncias eramfacilmente encontradas e toleradas, sem restrições.
Em 1921, surge a primeira lei restritiva na utilização do ópio, morfina, heroína, cocaína no Brasil, passível de punição para todo tipo deutilização que não seguisse recomendações médicas. A maconha foi proibida a partir de 1930 e em 1933 ocorreram as primeiras prisões no país (no Rio de Janeiro) por uso da droga. (SOUZA, 2008)

Mesmoproibidas, o consumo de drogas não teve o seu fim, como prevista na lei, que vigora até os dias de hoje. O seu uso clandestino alavancou o comercio ilícito. O trafico de drogas gerou e gera conseqüênciassociais gravíssimas, tais como: violência, corrupção, marginalidade e crimes, dos mais grotescos possíveis, buscando atrair o maior número possível de usuários para manter as riquezas geradas apartir da dependência que ela causa no organismo de quem as consomem.
A Lei 11.343/2006 da Constituição Federal Brasileira instituiu as políticas públicas que prescrevem as medidas cabíveis para o usoindevido, bem como os cuidados na busca de reinserir socialmente os usuários de drogas. Define como crime e prevê as penalidades para a produção e tráfico de substâncias e produtos capazes de causar...
tracking img